Here U Are & Tamen De Gushi


 Tem vezes que eu queria que o pouco que eu conheço sobre uma determinada mídia, fosse o exato parâmetro de tudo que essa mesma mídia tem a oferecer. Em minha ainda curta jornada pelos manhuas, tive o prazer de me deparar com essas duas obras incríveis. Here U Are e SQ: Begin W/Your Name! (mais conhecido como Tamen De Gushi) são duas obras distintas, mas que compartilham maneiras semelhantes e interessantes de falarem sobre sexualidade. Eu ficaria imensamente feliz se essas duas obras, um BL (o gênero se chama "danmei" na China) e um yuri (o gênero se chama "baihe" na china), representassem com exatidão como são esses dois gêneros na China. Infelizmente não sou mais tão ingênuo a ponto de achar que todos os manhuas LGBT serão tão saudáveis e responsáveis quanto esses dois. Mas apenas por hoje, vou ignorar o macro e falar apenas sobre como essas duas obras são maravilhosas, tanto em suas semelhanças, quanto em suas diferenças.



 Here U Are aborda vários temas que fazem parte do universo do homem gay. De alguma forma, a obra consegue abordar vários tópicos em torno de um tema central, que é, como a vivência do protagonista molda a forma com que ele e nós, os leitores, podemos chegar em certos entendimentos sobre sexualidade. Esse é um ponto muito específico pra entender a narrativa, o protagonista e o desenvolvimento dele e do desenvolvimento romântico como um todo. Quando acompanhamos uma obra de romance, é relativamente comum vermos uma certa divisão entre a parte que desenvolve os sentimentos dos personagens e, posteriormente, a parte que desenvolve o relacionamento. Algumas obras, no entanto, conseguem fazer as duas coisas simultaneamente. Here U Are é uma dessas obras.

 

 Comparando a forma com que ambas as obras abordam sobre sexualidade, Tamen De Gushi soa quase como uma utopia. Esse é um manhua muito engraçado e divertido. Ele tem poucas cenas de romance propriamente dito, e muitas cenas de comédia. A comédia e o yuri estão intimamente ligados, no entanto. Tamen De Gushi é o tipo de obra em que a comédia trabalha em prol da narrativa. Mesmo com poucas cenas de beijos, é muito satisfatório poder acompanhar como a Qiu Tong e a Sun Jing gostam de simplesmente estarem uma com a outra. É incrível como a Tanjiu (a autora) consegue passar o quanto elas estão apaixonadas, mesmo que elas façam poucas declarações de amor.

 O tipo de romance de Tamen De Gushi é bastante sutil e, ao mesmo tempo, bem fácil de perceber. Ao invés de simplesmente dizer, esse romance é mostrado com a comédia. Sempre têm muitas cenas fofíssimas que mostram como uma se preocupa e estima a outra. Esse é o ponto em que a obra aborda sobre sexualidade sem parar a trama pra falar sobre o tema. A Qiu Tong e a Sun Jing não são um casal muito discreto. Além disso, elas chamam bastante atenção visualmente. A Qiu Tong é muito linda e muito fofa. E a Sun Jing tem um tipo de charme que atrai as pessoas, como é dito pela própria Qiu Tong. Elas sozinhas já chamariam atenção em qualquer ambiente jovem. E ainda não sendo difícil perceber que elas são um casal, já que elas demostram carinho publicamente, seria de se esperar que em algum momento a obra abordasse sobre preconceito. No entanto, isso não acontece. Não faz diferença se elas são um casal de garota + garota. O manhua também não se importa em definir as personagens com termos. Claro, a obra não está negando a importância de discutir sobre identidade e preconceito. Não definir termos é uma forma de se comentar sobre identidade de gênero. Tamen De Gushi não apenas fala sobre sexualidade, ele mostra de uma maneira muito natural. O fato delas não passarem por nenhuma experiência desagradável por simplesmente estarem juntas talvez seja um pouco surreal, considerando como o mundo realmente é. Pouco realista? Não. Ideal, eu diria. Um ideal que espero que um dia nos alcancemos.


 Nesse aspecto, Here U Are é literalmente o oposto de Tamen De Gushi. O manhua mostra de forma até que bem crua várias situações de homofobia. Yu Yang, o protagonista, é um estudante universitário em uma universidade militar. A característica principal dele, a qual até mesmo engloba o seu carisma, é o quão seguro ele é sobre sua sexualidade. Yu Yang é um garoto gay. Como esperado em um ambiente escolar, nem todo mundo o aceita como ele é. Porém, se alguém o agride, ele agride de volta. Se alguém o zomba, ele revida com um humor sarcástico e muito inteligente. Mesmo quando reage com violência, o personagem ainda demostra bastante carisma. O jeito debochado, a maneira como ele faz piada ressaltando o quão incrível ele mesmo é, a prestatividade, são todas características ligadas à autoconfiança que ele mostra inicialmente. Mesmo que o discriminem pela sua homossexualidade, Yu Yang sabe que não existe nada de errado com ele. É como se as palavras ofensivas não o atingissem. Mas, claro, isso não é tão simples como parece. Here U Are não é sobre uma pessoa que nunca se machuca com ofensas sofridas. A personalidade debochada do Yu Yang é um escudo que ele criou pra enfrentar o mundo. A personalidade real dele é de alguém carinhoso. Ele não gosta de brigar ou de ter que agredir alguém.

 Here U Are aborda certos temas de uma forma que eu nunca tinha visto antes em obras asiáticas. Além de sofrer preconceito por causa de sua sexualidade, o Yu Yang passa por vários outros tipos de situações. Uma delas você se surpreenderia em saber o quanto é comum. Que é quando uma mulher hétero se apaixona por ele, mesmo sabendo sobre a sexualidade dele. Ou quando ele tem seu coração partido por demorar a se declarar devido muitas experiências ruins do passado. E a principal de todas, que é quando ele decide não viver um amor porque a outra pessoa se declara não ser homossexual. Basicamente o Djun mostrou o Yu Yang sendo machucado por causa de sua sexualidade e machucando alguém, embora involuntariamente, pelo mesmo motivo. O que o levou a pensar se ele quer fazer alguém passar pelas mesmas coisas. Foi uma forma narrativa muito realista e inteligente de abordar o tema.


 Apesar de em ambas as obras o foco ser majoritariamente no casal de protagonistas, tanto Tamen De Gushi quanto Here U Are têm uma diversidade incrível de casais e personagens. Nos dois manhuas aparecem casais de garotas, casais de garotos e casais hétero. Here U Are é mais plot-driven enquanto Tamen De Gushi é mais character-driven, mas ambas têm casts de personagens incríveis. Tamen De Gushi é uma obra bastante... jovial, vamos dizer assim. Então os personagens são bem bagunceiros. Tem vezes que parecem até alunos da quinta série. A Sun Jing é o que se chamaria de uma moleca. Ela tá sempre fazendo alguma brincadeira com os amigos. A Qiu Tong é bastante feminina. Ela é mais quieta, então é sempre alvo das provocações da Sun Jing. A dinâmica dos protagonistas de Here U Are é praticamente a mesma também. O Yu Yang é muito debochado e se irrita facilmente. Enquanto o Li Huan é extremamente calado e quieto. Depois a obra até explica porque o Yu Yang desenvolveu essa personalidade às vezes muito gentil, outras vezes muito agressivo. Entre todos os personagens das duas obras, o Yu Yang é provavelmente o mais bem caracterizado.

 Seja por ser tão engraçado e divertido como Tamen De Gushi, ou sério e dramático como Here U Are, essas duas obras fofíssimas abordam temas interessantes de maneiras excelentes. Além de vários aspectos da sexualidade, as obras também falam sobre divórcio, luto, solidão, etc. Ainda não sei se ambas as obras representam a excelência das obras LGBT nos manhuas, ou se são duas exceções. Eu sei que, por enquanto, tenho gostado muito dos yuris e BLs coreanos e chineses. Acho até que são superiores aos mangás em certos pontos. Mas também tenho minhas dúvidas do quão liberal é a China em relação a esse tipo de conteúdo. O próprio Here U Are sofreu bastante com censuras. Já as artes de Tamen De Gushi ficaram tão famosas que romperam e muito a bolha do público yuri. Acho que a simples existências dessas duas obra já é algo incrível. Por isso, recomendo as duas obras, caso você ainda não tenha lido.




-----------------------------------------------------------------------------------


Texto escrito por: Maviael Nascimento, sempre esteve aqui.

Edição de imagens: Henrique Neves (Casa dos Reviewers)

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Posts semelhantes: A Arte de Tsurezure Biyori - Desenhos que Transmitem SensaçõesUma Estranha Interpretação do Capítulo 24 de Yagate Kimi ni NaruInterpretações & Significados na Opening de Yagate Kimi ni Naru

Outros posts: Senryuu Shoujo: Arco Especial - Um Natal EscuroUma Photo de Inori MinaseAMV com GIF - Rubro Zorro feat. Vash, The Stampede

Comentários

Postagens mais visitadas