Uma Photo de Inori Minase


 

 Existem atuações de voz como a da Aoi Koga em Kaguya-sama, em que se pode perceber claramente o nível de técnica da atriz em questão. Mas também existe um outro tipo de atuação mais sutil, em que quase não se percebe a atuação, pela forma cotidiana com que é passada.

 A atuação da Inori Minase no anime Kino no Tabi: The Beatiful World - The Animated Series, é uma dessas atuações sutis. Não que seja difícil perceber as técnicas ou o alto nível dramático que ela consegue imprimir com sua bela voz. Essa é uma atuação sutil porque está enraizada na caracterização da personagem. Inori interpreta uma escrava sem nome. Ela nasceu órfã e foi criada em uma nação religiosa, onde foi doutrinada a não odiar as pessoas, independente do que elas façam. Como se pode perceber, não é uma personagem simples de se interpretar. Qualquer mudança no tom de voz ou na linha de atuação, poderia mudar radicalmente alguma característica da personagem. Era o que poderia acontecer, se Inori Minase não tivesse feito tal atuação perfeita.


 Na primeira cena em que a personagem sem nome aparece, suas características também são apresentadas. Mais uma vez Kino no Tabi nos mostra um mundo violento e perturbador. Mesmo vivendo em condições miseráveis nesse mundo, a pequena garota acredita que não deve odiar as pessoas. Isso faz a personagem demostrar suas emoções de uma maneira fria e distorcida. Mesmo que ela seja convicta de seus ideais, não é como se ela pudesse ficar alheia ao sofrimento que a cerca. A atuação da Inori inicialmente segue uma linha reta, sem nenhuma alteração. Ao longo de sua carreira, Inori Minase atuou em muitas personagens silenciosas e com dificuldades de expressarem seus sentimentos; Chito (Shoujo Shuumatsu Ryoukou), Chino (Gochuumon wa Usagi Desu ka?), Chizuru (Tsurezure Children), Jun (Kokoro ga Sakebitagatterunda.), etc. Mas dessa vez é diferente. Não é que a personagem não consiga expressar sentimentos. É mais como se o conformismo estivesse sobrepondo todas as outras emoções. A voz da Inori Minase está pesada, e a respiração está forte, como se a personagem não tivesse força suficiente pra falar alto. Como a garota sem nome fala muito pausado e de uma forma um pouco mórbida, é possível ouvir o som da respiração dela após cada palavra.



 

 É importante notar agora que a personagem tem um certo sotaque e alguns vícios de linguagem. Ela repete muito certas palavras e algumas de suas frases terminam com "desu". Essa informação será importante mais à frente. A primeira alteração da voz dela acontece na cena abaixo. Quando seu algoz lhe conta sobre a podridão do mundo em que eles vivem, a garota não se altera inicialmente, e diz que acha o mundo maravilhoso. Uma bela frase, seguida de uma afirmação perturbadora. Quando ela diz que, antes de odiar alguém, ela preferiria morrer, a garota então esboça um leve sorriso. Mesmo em sua voz baixa, dá pra ouvir o sorriso na fala. Mas não é um sorriso alegre. É mais como se a morte fosse uma tentação para ela. Uma ideia que a atrai e a faz sorrir de uma maneira quase perversa.




 Não apenas a atuação de Inori Minase, mas a condução da atuação dela também é perfeita. Nessa próxima cena, a forma com que ela fala as palavras está diretamente ligada à narrativa. Quando a garota percebe que seus algozes irão comer plantas envenenadas, ela entra em desespero. Por causa da afobação e por ter sua voz reprimida durante toda sua vida, a voz dela quase não sai. A expressão que ela usa pra tentar evitar a tragédia é "dame ("ため"). Não existe uma tradução exata para esse termo, e seu significado pode mudar dependendo da colocação na frase. Mesmo a palavra isolada, você já deve ter visto sendo traduzida de várias formas diferentes; como "não faça", como "nada bom", ou até mesmo como "não pode", que provavelmente seria a melhor tradução no caso desse episódio de Kino no Tabi. Repare na maneira desesperadora com que ela repete a palavra três vezes. Observe que ela gagueja a palavra duas vezes antes de conseguir falar. Como se o grito estivesse querendo sair à força. Depois que a palavra sai, ela repete mais duas vezes, involuntariamente. É como se o desespero tivesse irrompido da garganta dela, fazendo a palavra sair inúmeras vezes.

*Aos 26 segundos de vídeo, a voz dela sai assoviada.



 Ao não conseguir evitar a tragédia, a garota sem nome decide que também deve morrer junto com todos. A voz de Inori apresenta diversas tremulações. Essas tremulações cessam levemente quando ela escolhe o suicídio. Nesse momento, um pequeno e perturbador sorriso se forma em seus lábios. Novamente a atuação de Inori passa uma certa alegria, confirmando que a personagem se sente atraída pela morte.



 A próxima cena é uma das mais chocantes que já vi em um anime. O garoto que todos chamam de "Jovem Mestre", faz uma proposta para seu pai. Ele quer comprar a escrava e assim ganhar o direito de matá-la. Ele descreve com riqueza de detalhes como gostaria de cometer tal hediondo ato. Quando a garota sem nome ouve isso, faz uma expressão indecifrável. E então, enquanto todos morrem envenenados, a garota irrompe em um grito longo e agudo. A voz da Inori Minase é naturalmente fina, mas essa frequência aguda que ela usou aqui, é de alguma forma estranha. Perturbadora, talvez. É uma atuação espetacular, mesmo sendo um grito. O vibrato na voz de Inori Minase é poderoso.


  


 Os verdadeiros sentimentos da garota sem nome só vêm à tona quando ela é questionada sobre ter tentado se matar. Ela então revela que queria morrer, e queria que todos morressem. Anteriormente foi comentado sobre ela ter um leve sotaque e alguns vícios de linguagem. Pois bem, nessa cena isso fica completamente evidente. Quando ela desabafa sobre o que ela acredita ser sua verdadeira natureza, a forma de origem do seu jeito de falar aparece. Ela agora passa a terminar quase todas as frases com a palavra "desu (です)". A atuação de Inori Minase se destaca bastante nessa cena em que a personagem chora. Agora além de falar rápido e com bem mais sotaque, a voz dela também se caracteriza por várias leves mudanças em sua linha de atuação. Acredito que, essas mudanças desesperadoras na forma em que a personagem fala, foram usadas pra mostrar que o desespero a fez voltar para um estado mais primitivo. Voltar ao seu local de origem.




 Esse é um dos diálogos mais insólitos e, ao mesmo tempo, significativos da obra. Depois do acontecimento, os únicos sobreviventes foram a garota sem nome e um motohead chamado Sou (dublado pela fantástica Megumi Ogata). A garota pergunta o que deve fazer para morrer. A resposta do motohead é que ela apenas precisa continuar vivendo. Todo ser vivo um dia morre. Nesses diálogos, a voz de Inori tá diferente de como era no começo do episódio. O tom das falas dela ainda soa impassível de compreensão, no entanto, existe um certo peso na fala, que não fica claro se é de tristeza, culpa, alívio ou qualquer outro sentimento.







 E então, ela continuou vivendo. A garota, que agora se chama Photo, de alguma forma encontrou uma forma de viver, ficou rica e foi aceita por todos. Isso permitiu que Inori Minase agora pudesse sorrir com sua voz. Não um sorriso pesaroso e sádico como havia feito antes. Um sorriso de verdade, pela simples alegria de voltar para o lugar que ela chama de casa.


----------------------------------------------------------

Texto escrito por: Maviael Nascimento - Oyasuminase, Photo!

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Posts relacionados: A Importância da Relação Entre Kana Hanazawa e a ChinaTodo o Desenvolvimento Narrativo de 5-toubun no Hanayome ∬5-toubun no Hanayome ∬: Arco - Sete DespedidasO Mês de Kana Hanazawa: Dezembro/2020

Outros posts: Coletânea de frases: Shoujo Shuumatsu RyoukouInterlúdio #1 - O Ego do Mister MAMV com GIF: She feat Kumiko Oumae

Comentários

Postagens mais visitadas