5-toubun no Hanayome ∬: Arco - Sete Despedidas


 Deixarei o romance de lado, ignorarei o side plot da Yotsuba, e focarei no que teve de mais lindo e delicado no arco "Sete Despedidas", do anime 5-toubun no Hanayome ∬.

 A temporada de inverno de 2021 ficou marcada pela sua grande quantidade de continuações de animes populares. Entre essas continuações, justamente uma que eu não esperava muito além de romance, me surpreendeu por trabalhar questões mais importantes de uma maneira muito natural. Usando o romance mais como plano de fundo, o curto arco "Sete Despedidas" focou mais em algo que a obra deveria dar mais atenção, que são, as questões familiares das quíntuplas. Elas são uma família, e alguém de fora agora frequenta constantemente na casa e nas vidas delas. A forma e o tempo que cada uma levou para aceitar o Fuutarou são diferentes. Então essas diferenças acabaram por resultar em desavenças dentro da família Nakano. Esse fato por sua vez, serviu pra mostrar e trabalhar com questões psicossociais muito mais profundas. Revelações e conversas importantes aconteceram ao longo desse arco. Entre coisas que precisavam serem ditas e coisas que precisavam serem ouvidas, a obra me encantou pela maneira delicada que abordou questões adolescentes que são incrivelmente válidas.

 Tudo começou com um engano. Um grande engano cometido pela Nino, a personagem que mais brilhou nesse arco. Mas, antes de falar sobre esse deslize que gerou sérias consequências, vamos voltar um episódio atrás. Mais especificamente, o primeiro episódio dessa segunda temporada. Nele, vemos os eventos que se sucederam diretamente ao fim da primeira temporada. Também temos algumas consequências do arco da viagem de Kyoto. Como por exemplo, a Ichika decidiu que não vai mais abandonar a escola. Pro arco que viria à seguir, duas cenas são muito importantes:

 A primeira é uma cena até que bastante sutil. Que é, quando a Nino olha de relance e percebe novamente que o Fuutarou está usando a pulseira que ela deu para o Kintarou (alter-ego do Fuutarou). Com certeza só com isso ela conseguiu deduzir a maior parte das coisas. Apesar de parecer ter mais importância pro romance da obra, essa percepção da Nino, é, na verdade, uma boa parte da explicação sobre a irritação dela. Logo, está diretamente conectado com os conflitos que virão durante o arco "Sete Despedidas". Afinal, ela percebeu que o Fuutarou mentiu e a enganou. Ela definitivamente tem motivos para estar tão irritada.

 E a segunda cena importante é uma pequena rusga entre a Nino e a Miku. Nessa parte, a discussão ainda é apenas uma picuinha corriqueira entre irmãs. Ela serve, no entanto, pra um entendimento maior do porquê de tudo ter ido bem mais ao extremo. E também, será sutilmente explicado os motivos de serem essas duas e a Itsuki que estão no centro do conflito


 Começado enfim sobre o arco especificamente, eu fiquei legitimamente surpreso com a forma que a narrativa foi sutilmente colocando elementos que explicam cada detalhe dos acontecimentos e as suas consequências. A partir daqui, 5-toubun no Hanayome ∬ desenvolve uma narrativa muito inteligente sobre essa questão familiar das irmãs Nakano.

 A cena acima é de fundamental importância pra entender o motivo da Itsuki ter se metido no meio da briga entre a Nino e a Miku. Depois de encontrar o Fuutarou caído no corredor, a Itsuki descobriu o motivo dele estar tão cansado a ponto de cair no chão. Perceber que alguém está se esforçando por ela, a fez ficar feliz.

 Quando Fuutarou e Itsuki entram na casa, Miku e Nino estão discutindo novamente. Mas dessa vez parece um pouco diferente. A Nino aparenta estar ainda mais irritada. Uma pequena informação vem da Ichika. Ela diz que a Nino é a mais delicada entre as cinco. Bem, isso ai já estava óbvio há muito tempo, porém, isso irá tomar proporções maiores. Quanto mais o Fuutarou tenta apaziguar a situação, mais fica claro que ele é o principal motivo da desavença. A Miku foi a primeira que o aceitou totalmente, além de o defender. Já a Nino continua sendo a única relutante. Isso somado ao fato de que ela já imagina que ele a enganou, aumenta ainda mais o estresse dela a cada vez que a Miku defende o Fuutarou.

 E então, finalmente chega o ponto em que a Nino comete um grande engano. Por falta de conhecimento e no auge do seu estresse, ela rasga as anotações do Fuutarou. Ela pensava que todas as anotações eram cópias tiradas em uma impressora, então esse seria um ato menos significante. O que ela não sabia é que, na verdade, cada anotação foi feita à mão, individualmente, e sem uso de qualquer aparato tecnológico. A Miku não sabia que existia mais motivos para a Nino estar tão brava. Então o que ela viu, foi a irmã rasgando o precioso esforço de alguém. Quando Miku perde o controle e parte pra cima da Nino, ela acaba sendo segurada pelo Fuutarou. Nesse momento, entra em cena aquela que tem um terceiro ponto de vista.

 A Itsuki intervém e dá um tapa na cara da Nino. Mesmo depois de receber um tapa de volta, a Itsuki consegue explicar bem que cada uma daquelas páginas haviam sido feitas à mão e eram anotações diferentes para cada uma das irmãs. Isso ficará mais evidente em breve, mas o tapa da Itsuki não foi uma forma de aliviar a raiva. Ela realmente queria que a Nino percebesse que fez algo que não deveria. De certa forma ela percebeu, mas também não é como se ela estivesse completamente errada. As três, Nino, Miku e Itsuki, cada uma tinha um ponto de vista diferente sobre tudo isso. A Itsuki sabe de todo o esforço empregado para escrever as anotações. A Nino, por sua vez, sabe que foi enganada pelo Fuutarou. Nenhuma das duas está errada ou certa. Elas apenas têm panoramas diferentes sobre a mesma questão. Vendo principalmente pelo lado da Nino, o que aconteceu foi que, ela cometeu um erro de julgamento, e isso fez ela levar um tapa na cara. Mas, mesmo que ela tenha feito algo sério, isso não muda o fato de que ela apanhou por causa de uma pessoa de fora da família. Pior que isso, foi por causa da pessoa que brincou com os sentimentos dela. Intrigas e rompimentos às vezes surgem por causa de falta de informações compartilhadas. Foi o que aconteceu aqui. Se todas soubessem das mesmas coisas, talvez isso tudo pudesse ter sido evitado. Mas, por não saberem, isso acabou resultando em a Nino e a Itsuki saírem de casa sem dizerem para onde foram.

 Depois disso, Miku e Fuutarou vão tentar resolver a situação. O anime arranja uma forma engraçada deles conseguirem descobrir onde uma das duas está. No entanto, quando eles conseguem entrar no luxuoso hotel onde a Nino está, ela os escorraça dali. Mas, antes disso, a Nino consegue tomar de volta a tal pulseira. Em breve ela usará isso para descobrir que o Fuutarou e o Kintarou são a mesma pessoa. Isso mostra que, nesse ponto, ela ainda tinha alguma esperança de que isso não fosse verdade.

 A Itsuki, por ter esquecido a carteira, acaba indo se abrigar na casa do Fuutarou. Algo que eu gostei bastante nesse arco, foi a quantidade de informações novas e a caracterização das personagens. Nessa parte, a Itsuki revela que elas eram pobres, antes da mãe delas se casar novamente. Eu não sabia de nada disso, mas achei legal elas nunca terem usado isso para justificar alguma coisa. Mesmo agora, a Itsuki tá contando isso pra falar que ela tenta preencher um pouco do papel materno. Só isso já foi suficiente pra justificar bem toda a participação dela nesse arco. Esse é um jeito bem altruísta de pensar. Admito que não ligava muito para a Itsuki (apenas gosto pessoal), mas agora ela se tornou uma personagem bem mais palpável, para mim. Passei a gostar muito mais dela depois disso. E provavelmente, irei gostar cada vez mais dela e da Nino daqui pra frente.

 Depois de muitas tentativas, o Fuutarou consegue ter uma conversa decente com a Nino. Depois de algumas situações de comédia romântica, o Fuutarou encontra as anotações que a Nino rasgou. Ela tentou colar e se arrependeu por ter rasgado as páginas. Ela ter se desculpado foi algo incrível. A trilha sonora dessa cena estava linda, também. Mas, o mais importante mesmo, é o link que essa cena faz com a cena que vou comentar no próximo parágrafo.

 Eis aqui a cena mais bonita da obra, até o presente momento. O Fuutarou faz mais uma visita para Nino. Dessa vez ele fala algo que a faz pensar. "Você não pode mudar o fato de que as pessoas mudam", é o que ele diz. A parte psicológica da Nino foi muito bem trabalhada. Primeiro ela fala que o motivo pra ela ser a única que ainda mantem o mesmo comprimento de cabelo, é porque ela não consegue mudar. Quando todas as cinco eram iguais em aparência e personalidade, a Nino sentia como se todas elas fossem uma só pessoa. Que elas podiam se entender mutuamente sem sequer precisarem usar palavras. Mas, com o tempo todas foram mudando e adquirindo características individuais. A Nino não consegue aceitar essas mudanças, e isso a faz sofrer. E é por isso que ela está se forçando a sair de casa antes que ela acabe sendo deixada sozinha. Todas as falas da Nino nessa cena, justificam porque o tapa da Itsuki foi algo tão chocante pra ela. Nesse ponto fica claro que não foi uma simples briga de irmãs, e que isso envolve fortes questões familiares e psicológicas. É maravilhoso o quanto esse é um problema válido por ela ser uma adolescente e ser também uma quíntupla. Não é uma infantilidade dela, e sim, uma questão muito coerente. Não é algo que possa ser resolvido de qualquer forma. Se forçar a reaproximação da Nino e da Istuki, isso com certeza deixaria cicatrizes. Seria muito inverossímil se tivesse sido resolvido assim e tudo continuasse igual. Felizmente não foi o que aconteceu. Além de tudo, isso trouxe uma incrível quantidade de caracterização para a personagem. Só nesse arco ela ganhou mais desenvolvimento do que na primeira temporada inteira. É impressionante pensar que ela estava pensando essas coisas durante esse tempo todo.

 Nino diz que a única coisa que se arrepende, foi de não ter se despedido apropriadamente do Kintarou. Com isso, o Fuutarou acaba se disfarçando novamente. Essa parte aparentemente envolve o romance presente na obra. Em teoria, não é o que eu queria comentar nesse post. Porém, essa parte na verdade ainda envolve o desenvolvimento psicológico da Nino. Ela se comporta de uma maneira que leva a pensar que ela está sendo enganada novamente. Mas, a Nino já sabia de tudo desde o começo. Ela foi bem inteligente na maneira com que desmascarou o Fuutarou. Diferente do que pareceu, ela não mais estava irritada com ele. Quando ela disse que queria se despedir apropriadamente do Kintarou, Nino se referia a ilusão desse amor. Acabou sendo um importante passo pra frente nesse caminho pra aceitar as mudanças. Por incrível que pareça, esse foi um grande desenvolvimento na personagem, e não é apenas no que se refere ao romance.

 O side plot da Yotsuba e o drama da Nino acabam começando a virar uma coisa só logo após essa cena em que a Nino desmascara o Fuutarou e depois sai do hotel em que estava. Eu não quis comentar sobre esse side plot da Yotsuba, portanto, quem chegou aqui sem ter assistido o anime, ou lido o mangá, é importante que eu diga que algumas coisas serão omitidas à partir desse ponto. São coisas relacionadas com a Nino e as outras 4, mas que não estão no âmbito do que eu quero discutir aqui nesse post.

 Miku viu quando a Nino saiu do outro hotel e foi a primeira a visitá-la no novo hotel. É interessante notar a naturalidade que uma se comporta com a outra. Tudo começou com pequenas desavenças entre as duas, mas agora isso já não importa. É tão comum isso acontecer entre irmãos que chega a ser engraçado ver algo assim em um anime. Miku pergunta se a Nino não quer mesmo voltar pra casa. Então a Nino a indaga com a seguinte questão: "Qual a razão para ficarmos juntas, se somos tão diferentes?" Todas as dúvidas da Nino foram resumidas nessa única pergunta. Uma resposta meia-boca não serviria pra fazer essa garota entender qual é o ponto certo nisso tudo. E então, Miku a responde:

 Ok, eu sei que foram muitos prints. Mas não tinha como eu deixar de fora nenhuma única linha do que a Miku falou. Ela fez um discurso impressionante. Cada frase dela teve uma precisão absoluta. Com esses argumentos irrefutáveis, ela clareou completamente a mente da Nino. As dúvidas dela mereciam serem respondidas com delicadeza. E foi o que a Miku fez. A resposta era clara, mas não poderia ser dita de qualquer forma. Da maneira que ela respondeu, não deixa nenhum vestígio de qualquer possível trauma. No fim o que gerou o conflito, já era a resposta que a Nino procurava. Ela pensava ser a única que não mudou, mas até isso era porque ela estava enxergando de um panorama único.
 A Miku falou tão bonito que foi impressionante. Não apenas o jeito que ela articulou as palavras, mas os argumentos dela também foram impecáveis. Era tão bem escrito que, olhando de forma superficial, talvez fosse até incondizente com a personagem. Se teoricamente ela não é inteligente, então ela não deveria ter essa desenvoltura linguística e nem conseguir pensar em tais argumentos. Olhando de uma maneira mais profunda, a Miku é boa em história e em estudos sociais. Ela ama a história dos senhores da guerra e documentários. Então, ela de certa forma está constantemente exposta a grandes discursos e palavras grandiosas. Indo ainda mais a fundo, a caracterização da Miku indica que ela, a Ichika e a Itsuki, acabam dividindo o papel que deveria ser da falecida mãe delas. Então elas sempre pensam nesse tipo de coisa. Portanto, ela pode falar bonito, pode resolver uma questão delicada de uma forma tão madura e pode até ser argumentativa, isso sem ser sequer minimamente descaracterizada.



 Para aceitar que mudanças podem acontecer, a Nino resolve enfim mudar o corte de cabelo. Geralmente quando isso acontece em animes/mangás, é porque a personagem em questão, ou passou por alguma mudança drástica, decepção amorosa, ou simplesmente porque quis. Com a Nino, no entanto, foi simplesmente uma forma de aceitação. Ela entende que as irmãs mudaram e vão continuar mudando. Ela entende que ela mudou a vai continuar mudando. Uma boa questão, resolvida de uma maneira muito boa. E o character design dela ficou muito lindo assim. A Nino também é outra personagem que eu não me importava muito na primeira temporada (não sou muito fã de tsunderes, como deu pra perceber). Mas, agora ficou impossível de não amar a Nino. Ela foi uma personagem perfeita durante todo esse arco. Ganhou muito desenvolvimento e muita caracterização, assim como a Itsuki. Essa mudança dela resultou em um pouco de resolução na parte sobre a Yotsuba. Já que se dependesse da própria Yotsuba, isso aparentemente não iria mudar nunca.

 Todo o desenvolvimento da Nino foi muito bem expressado nessas cenas. A reconciliação entre ela e a Itsuki também foi feita de uma maneira a não deixar cicatrizes na relação das duas. Todas elas mudaram pra melhor. O laço que as une está ainda mais forte. O pedido de desculpas também foi muito fofo. Essa forma saudável com que tudo foi resolvido, meio que encerra o que eu queria dizer sobre esse ótimo arco. As cenas que vêm a seguir, as quais não vou comentar, foram todas muito bonitas. Tanto visualmente, quanto narrativamente. Tem um pequeno time-skip, então mostra bem o quanto cada uma delas mudou, e a importância que esse arco teve para a narrativa. Eu poderia ter tentado estender mais esse texto ao focar em mais elementos da obra. Mas, o que eu realmente queria, era falar sobre a Nino, a Itsuki, a Miku e a beleza da relação entre elas.


 Uma coisa que eu gosto em 5-toubun no Hanayome, é que ele traz algumas coisas pouco usuais para o gênero harém. Pensando em todos os animes que já assisti desse gênero, não me recordo de nenhum que tenha tratado uma importante questão psicossocial de uma maneira tão saudável e encantadora. Pelo contrário, o que vejo muito nesse tipo de obra, são cenas onde a protagonista feminina é fortemente assediada por algum figurante, e isso ser usado só pra fazer o protagonista masculino a salvar. E logo depois, parecer que nada disso nunca aconteceu. 5-toubun ter sido tão coerente com algo assim, foi o que mais me surpreendeu no "Sete Despedidas". A Nino, a Miku e a Itsuki, todas essas estavam encantadoras nesse arco. As falas, as atitudes, o carisma e até as piadas delas, estavam muito boas. Elas se tornaram personagens ainda melhores a partir desse arco. Mais entendíveis, e muito mais verossímeis. Sempre gostei muito da Miku e da Ichika, mas a Nino e a Itsuki agora também estão no hall de personagens que eu amo. Mesmo a Yotsuba que não gostei tanto nesse arco, é uma ótima personagem também.
 Deixando de lado essa questão sobre o novo design, a condução visual das cenas estavam impecáveis, também. A trilha sonora e as atuações das dubladoras foram excelentes. Não diria que foi um arco perfeito, porque não gostei tanto do drama da Yotsuba. Exceto por essas pequenas coisas, foi um arco muito, muito lindo.

 Para você que leu...

... Muito obrigado!

------------------------------------------------

Texto escrito por: Maviael Nascimento, do signo de gêmeos com ascendente em gêmeos e que tem um irmão gêmeo que também é de gêmeos com ascendente em gêmeos.

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Posts relacionados: Senryuu Shoujo: Arco Especial - Um Natal EscuroO Mês de Kana Hanazawa: Dezembro/2020O Mês de Kana Hanazawa: Maio/2020

Outros posts: Coletânea de frases: Shoujo Shuumatsu RyoukouAMV com GIF: Um Girassol da Cor do Seu Cabelo feat Tsumugi Kotobuki (K-on!)A arte de Tsurezure Biyori - Desenhos Que Transmitem Sensações

Comentários

Postagens mais visitadas