Minha Experiência Lésbica com a Solidão, por Kabi Nagata


 
 Minha Experiência Lésbica com a Solidão é uma  jornada do herói. Uma saga onde os vilões são uma autoconsciência sufocante e muitas conclusões erradas. Essa é a história de Kabi Nagata lutando pra superar seus muitos transtornos mentais. Depressão é apenas a superfície dos problemas mentais que ela acumulou ao longo da vida. Em 143 páginas, Kabi Nagata narra toda sua luta interna pra aceitar a si mesma. Para encontrar algo que a motive a continuar. Ou, nas palavras da própria autora: "encontrar o "doce néctar" para se tornar adulta".

 A mente das pessoas tem um poder inimaginável. A mente que destruiu Kabi Nagata, foi a mesma mente que procurou incansavelmente por algo que a faça se sentir bem. E esse "algo", culminou de ser o mangá autobiográfico, Minha Experiência Lésbica com a Solidão. Kabi é uma pessoa que com certeza não entende muito de psicologia, mas que, graças à sua luta, encontrou um dos remédios mais fortes para a mente; conversar. Se abrir pras pessoas, dizer o que sente, saber que existe um mundo de pessoas à sua volta. Contar o que se sente pode salvar sua própria vida, essa é a conclusão da narrativa real de uma pessoa que se viu obrigada a conviver com a depressão e muitos outros problemas.

 Uma história triste e pesada, suavizada com um humor quase mórbido e incrivelmente funcional. Kabi Nagata se utiliza de comédia e de narrativa pouco detalhada para que sua obra não fique desagradável. Ela não se vitimiza em momento algum. Até porque, os únicos que a jogaram em um mar de sofrimento, foram seu próprios pensamentos. Quando se pensa na obra como um todo, é fácil perceber que, em momento algum ela conta sobre alguém que a feriu. Os vilões dessa história são todas as conclusões erradas as quais ela chegou durante a vida e a falta de informações necessárias. Faz completo sentido a obra se chamar "Minha Experiência Lésbica com a Solidão", ao invés de "Minha experiência Lésbica com a Depressão". Algo fica óbvio durante essa história, é que, se em certos momentos na vida da Kabi, tivesse alguém que pudesse segurar a mão dela e aconselhá-la, tudo teria sido diferente. Se ela não estivesse sozinha todo tempo, se tivesse mais alguém ao lado dela, e não apenas os seus pensamentos depressivos, essa mulher talvez não precisasse sofrer tanto. Não sei se Kabi Nagata queria ou não passar uma lição com sua história, mas, de certa forma, foi exatamente isso que ela fez. Com esse relato pode se aprender que conversar é importante, que devemos valorizar às pessoas que nos amam e amá-las como retribuição, que ninguém deve se isolar dentro de si mesmo. O erro mais fatal dela, pode ser a receita do que não se deve fazer. A possibilidade de procurar ajuda médica especializada em psicologia deve ser sempre a mais cogitada. A solução dela foi encontrar um "doce néctar", mas isso pode não funcionar com todo mundo. O "doce néctar" é um conceito muito frágil, que talvez possa nem existir.

 O que existe por trás de um abraço? Essa pergunta paira por toda a segunda parte do mangá. Em certo ponto, Kabi Nagata começa a ficar obsessiva com a ideia de ser abraçada por uma mulher mais velha. Com uma narrativa simples, e talvez até mesmo sem querer, ela fez todo um monólogo sobre o que realmente pode significar esse seu desejo por um abraço. O desejado abraço aconteceu em algum momento, mas, o que ela sentiu não foi o que ela esperava. Não teve satisfação, não teve cura, não teve nada. Então Kabi teve a ideia de contratar uma garota de programa lésbica. Essa experiência por sua vez, a levou à ter diversas outras conclusões sobre o desejo de um abraço. Uma possível conclusão que ela chegou, foi de que não é qualquer abraço que pode salvá-la do abismo da mente. Muito mais que um abraço, Kabi precisa de amor. Não amor superficial ou comprado, ele precisa de amor na sua mais plena essência. Ela precisa sim de um abraço, e precisa urgentemente. Mas a pessoa que realmente deveria abraçá-la, é ela mesma.

 Do dia em que ela se irritou com a ideia do suicídio, até o seu longo processo de autorreflexão que continua até hoje. Ao longo dessa história, pode se perceber que Kabi Nagata conta mais do que aparece em suas palavras escritas. É possível entender alguns males de uma parte da sociedade japonesa, mas, que também existe em todos os outros lugares do mundo. Existem pessoas ao redor de Kabi. Ela tem pai, ela tem mãe. E mesmo com todos os sinais no seu corpo, com o estado da sua figura e com todos os seus transtornos mentais que deveriam ser facilmente percebidos... em momento algum ela narra sobre os pais dela fazerem algo efetivo e que possa melhorar essa situação. Mesmo que, em momento algum ela critique os pais ou sequer fale sobre isso, esse é pra mim, o detalhe mais triste de toda essa história. Não é preciso de muito raciocínio pra chegar a conclusão que Kabi não recebeu todo amor que ela precisava e merecia. Talvez o abraço que ela queira, seja simplesmente proteção. A solidão dela poderia não existir se ela tivesse a atenção necessária no momento certo. É nítido a necessidade de amor que ela tem. Possivelmente Kabi Nagata passou boa parte de sua vida sem amar a si mesma, simplesmente porque ela nunca sentiu que alguém a ama de verdade. Isso fica óbvio quando ela encontra o seu "doce néctar". Mais do que escrever mangás, ela percebeu que seu "doce néctar" é o fato de suas histórias alcançarem às pessoas. É receber carinho e admiração dessas mesmas pessoas. É saber que existe um lugar nesse mundo que pertence somente à ela. É algo simples, como aceitar a si mesma. Não importa que parte do mangá você leia, sempre vai dá pra perceber que a Kabi não é uma má pessoa. Ela não culpa o mundo e nem odeia ninguém. Pelo contrário, ela é uma boa pessoa. Um pouco confusa talvez, mas, quem realmente não é confuso? Uma coisa que a leva a tal situação, é exatamente o fato dela não querer incomodar ninguém. Um bom hábito dos japoneses, mas que, por muitas vezes, pode virar um problema muito sério. Essa pessoa merece um abraço, merece receber admiração e merece viver. Essa pessoa é Kabi Nagata, e essa é sua história.

____________________________________________


Texto escrito por:
Maviael Nascimento, admirando a Kabi Nagata.

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Posts relacionados: Interpretações & Significados na Opening de Yagate Kimi ni NaruA arte de Tsurezure Biyori - Desenhos Que Transmitem Sensações5-toubun no Hanayome : Arco - Sete Despedidas

Outros posts: A Importância da Relação Entre Kana Hanazawa e a ChinaSenryuu Shoujo: Arco Especial - Um Natal EscuroAMV com GIF - Trem-Bala feat Clannad

Comentários

Postagens mais visitadas