AMV com GIF - Trem-Bala feat Clannad

*Esse post tem vários spoilers de Clannad e de Clannad: After Story.
**Caso você já tenha assistido o anime, ou não se importe com spoiler, dê play no vídeo e acompanhe a música simultaneamente com os gifs abaixo.

  

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si

Mas sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti

É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz

É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito

É saber sonhar

E então fazer valer a pena cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo, saber que venceu

É sobre escalar e saber que o caminho te fortaleceu

É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações

E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo

Qual seria a graça do mundo se fosse assim?

Por isso, eu prefiro sorrisos

E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar

E sim sobre cada momento, um sorriso a se compartilhar

Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais

Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo

Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro / E a gente é só passageiro prestes a partir

Segura teu filho no colo

Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro

E a gente é só passageiro prestes a partir







Processo de criação:

 Certa vez, enquanto escutava essa belíssima canção, um trecho da letra me lembrou uma certa cena do After Story. A parte que diz que a vida é trem-bala, me fez recordar da cena em que a Ushio, já incrivelmente fraca e debilitada, pergunta: "Nós já chegamos no trem?"
 Ushio é, para mim, a personagem mais tocante que já vi em uma obra de ficção. Então, quando esse trecho da música me levou à uma cena tão desoladora da personagem, lágrimas vieram aos meus olhos. Novamente Ushio me fazia chorar. Isso aconteceu poucos meses atrás, então no mesmo instante eu pensei que seria legal escrever um post dessa série para a Ushio, usando essa música. Depois que avaliei melhor a letra, percebi que na verdade a música não se encaixa apenas com a Ushio e sua família, mas sim, com muitos dos outros personagens dessa obra que tanto amo. A maioria das frases dessa música da Ana Vilela se encaixam tão bem com Clannad que chega a ser assustador. Tipo, a parte que diz que "em algum lugar alguém zela por ti", que combina perfeitamente com a garota do mundo ilusório. Essa parte que diz, "cada verso daquele poema sobre acreditar", é quase como se fosse a tradução exata da frase que a Nagisa sempre diz e que não lembra de onde é: "Você quer conhecer o lugar onde os sonhos viram realidade?" Ou seja, é quase literalmente um poema sobre acreditar. Os dois trechos em que usei gif's da Kotomi também descrevem perfeitamente o plot da personagem. "A gente não pode ter tudo" e "não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais", aludem muito bem o drama que a personagem teve com os pais dela.
 No mais, todas as outras frases se encaixam super bem com o contexto da obra. Essa música, apesar de quase sempre ser cantada de uma forma mais dramática, tem na verdade significados bastante positivos. Ela fala sobre aproveitar a vida. Não com bens e sonhos materialistas, e sim com amor e ternura. É sobre amar e também saber ser amado. Zelar pelas pessoas queridas e também, cuidar de si mesmo. Saber amar a vida. Apreciar a beleza das coisas. A beleza dos momentos. Assim como a música, Clannad também tem todos esses bons valores.
 Sobre o clipe em si, eu tentei fazer com que contasse a exata história de Clannad. Porém, pra ficar mais próximo ao que precisava no clipe, eu alterei alguns fatos na cronologia da obra (alguns dos gifs têm detalhes visuais omitidos pelo ângulo da cena). Aqui nesse clipe, a Nagisa não morre depois do nascimento do seu anjinho. No contexto do que fiz aqui, ela morre quando a Ushio está com 5 anos de idade. Os gifs que usei na primeira vez em que é cantado o refrão da música (entre "segura teu filho no colo" e "a vida é trem-bala, parceiro"), são como se fossem lembranças. Felizmente consegui encontrar esses 3 gifs que têm uma coloração que realmente faz parecer que são recordações. Eu pensei que não iria dar pra fazer isso, pois me lembrava claramente que o Tomoya estava segurando o bebê Ushio no momento da morte da Nagisa. Mas, no gif em questão, dá pra ver que o Tomoya segura algo com o braço direito, mas, não dá pra perceber que é um bebê. Por isso, não é um furo de roteiro na história do clipe, tá bem? E também, nesse clipe a Nagisa engravidou quando eles ainda estavam no ensino médio. O gif em que a Kotomi aparece criança também é uma lembrança. Até mesmo no anime, essa cena é um flashback. Exceto por essa alteração sobre a Nagisa, eu tentei deixar como se fosse a mesma história do anime sendo contada através da letra de Trem-Bala. Começando pela menina do mundo ilusório, Nagisa grávida e tendo a mesma doença que tem no anime, posteriormente a Ushio desenvolvendo a mesma doença, a morte da Ushio e, por fim, o milagre do mundo ilusório acontecendo e dando uma segunda chance para o Tomoya ser feliz. De certa forma, pode se dizer que o clipe é na verdade sobre a menina do mundo ilusório. Ela é o passageiro prestes a partir. É como se na verdade, fosse ela quem está cantando a música.

Esse post é dedicado à memória de Ai Kamachi. Obrigado por todas essas músicas maravilhosas que você compôs ao longo de sua breve vida. Descanse em paz.

---------------------------------------------

Escrito por: Maviael Nascimento

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Posts relacionados: AMV com GIF (todos os clipes)

Comentários

Postagens mais visitadas