Mahou Shoujo Madoka☆Magica: Walpurgis no Kaiten - Análise do Trailer

 

 

 Ressaltando todos os pontos fortes dos idealizadores da série, o novo PV de Mahou Shoujo Madoka☆Magica: Walpurgis no Kaiten chegou trazendo visuais imaginativos, repletos de originalidade, simbolismos e mistérios. É realmente incrível como as individualidades de cada um dos principais nomes por trás do sucesso de Mahou Shoujo Madoka☆Magica estão brilhando nestes menos de dois minutos de trailer. A direção artística de Akiyuki Shinbou que criou toda uma mística na Shaft; a condução orquestrada da trilha sonora por Yuki Kajiura; o roteiro cheio de elementos metafísicos do Gen Urobuchi e o marcante design de personagem da Ume Aoki - todos esses elementos se entrelaçam e convergem em um trailer cheio de mistérios.

 Após o sacrifício de Madoka Kaname para romper o ciclo amaldiçoado das garotas mágicas, o mundo agora é regido pela Nova Ordem criada por Homura Akemi, que não hesitou em assumir o papel de demônio, contanto que isso pudesse salvar aquela que ela mais ama. Um mundo com o equilíbrio tão delicado pode mesmo existir? Um ser obsessivo como Homura tem direito à criação?

  Todos esses enigmas e figuras, abertos à interpretações, se espalharam pela internet, gerando inúmeras teorias e análises. Neste texto, abordarei alguns desses símbolos e o que eles podem significar. No entanto, é importante notar que esta sempre foi uma franquia repleta de simbolismos, mas esses mesmos símbolos não são necessariamente explicados ou sequer têm importância dentro da narrativa principal. Eles representam uma semiótica que pode adicionar novas camadas alegóricas para aqueles que se dispõe a ousar interpretá-los. Portanto, esse texto é fragmentado em interpretações pessoais, não representando algo definitivo para a obra. Além disso, é um texto deliberadamente incompleto, já que há muitos aspectos no trailer para os quais não consigo encontrar espaço para teorias, não importa o quanto eu pense a respeito. O cantinho dos comentários está aberto para correções e novas leituras sobre as cenas do PV.




 Tudo começa com um fundo preto e o som de um telefone tocando. Um início enigmático, sem nenhuma pista sobre o que está acontecendo. Vemos um braço pálido sob a manga de um vestido preto. De repente, uma sombra vermelha, com a silhueta de um lagarto percorre o braço e se transforma em um telefone de modelo antigo. Diferente dos poderes temporais de Homura, ela agora parece ter a capacidade de criar coisas a partir do absoluto nada. Uma breve demonstração dos poderes de deidade que ela absorveu de Madoka.

 

 O visual key também exibe um objeto estranho que as pessoas começaram a associar como sendo um telefone. Não é possível ter certeza do que é isso, mas um usuário do Twitter apontou sua semelhança com o modelo de telefone AC100 da Ericsson. Este modelo é nada menos que o primeiro telefone a ser produzido comercialmente em todo o mundo. De certa forma, esse dispositivo antigo marca um recomeço na forma como os seres humanos se comunicam uns com os outros. Guarde essa informação, ela será útil em breve.

 

-"Você pode aceitar os riscos e responsabilidades?"

 -"Você pode lutar contra a maldição deste mundo?"

 Enquanto Homura faz essas perguntas a algum um ouvinte não revelado, finalmente vemos a simbologia mais direta de todo o PV. The Moon, a carta XVIII dos Arcanos Maiores do baralho tradicional de tarô, aparece em destaque. A lua no desenho da carta está parcialmente destruída. Borboletas azuis estão pregadas em alfinetes ao chão.

 De acordo com o Livro de 1910 "A Chave Pictórica do Tarô", escrito por Arthur Edward Waite, a carta The Moon está diretamente associada à divindades. Ela representa a vida da imaginação além da vida do espírito. Também pode significar inimigos ocultos, calúnia, escuridão, terror, engano, forças ocultas e erros. Quando invertida, carrega significados de instabilidade, inconstância, silêncio e pequenos enganos. Na astrologia, a carta se associa ao signo de Peixes, que pertence ao elemento água, tornando-o da modalidade mutável. Homura Akemi faz aniversário em 22 de fevereiro, sendo, portanto, do signo de Peixes.

 Ao longo do filme Mahou Shoujo MadokaMagica: Hangyaku no Monogatari, a imagem da lua está diretamente associada à divindade Madoka Kaname. Após roubar metade dos poderes de Madoka, o mundo reconstruído por Homura é banhado de luz por uma lua que agora tem metade do tamanho original. Por isso, na representação da carta The Moon de Homura, o astro está apresentado dessa forma.

  Borboletas azuis possuem uma infinidade de significados. Nas mídias visuais, borboletas são usadas como símbolos de nascimento e renascimento, representando um ciclo de encarnações. Nos animes, elas são frequentemente usadas como um sinal de mudança, um rito de passagem, simbolizando o início de uma nova fase da vida. Talvez você se lembre delas no anime Boku dake ga Inai Machi (ERASED), onde sempre que o protagonista voltava no tempo, uma pequena borboleta azul aparecia voando. Se você é fã da Kyoto Animation, provavelmente se lembrará de alguma das muitas cenas em que borboletas simbolizam um novo momento na vida dos personagens dos animes desse estúdio. No anime Hibike! Euphonium, uma borboleta aparece presa em uma teia, externalizando os sentimentos e a dificuldade de Kumiko de dar o próximo passo para um novo estágio de sua vida.


 A própria metamorfose da borboleta representa de maneira eficaz a ideia de "ciclos". Assim como as fases da lua são mudanças cíclicas. Então, essas duas figuras no mundo de Homura estão em um estágio de ostracismo espiritual. A lua, por estar pela metade, não pode completar suas fases, e as borboletas, por estarem atadas ao chão, não podem voar. Por isso, acredito que toda essa imagem representa a interrupção de um ciclo, no caso, a prisão da deusa Madoka, que antes havia se tornado a personificação da "Lei do Ciclo".


 Essa figura é um tanto complexa de entender, pois não é possível ter certeza do que são esses objetos ao lado de Homura. No entanto, considerando que ela está logo abaixo da lua, a cena se assemelha mais à carta The Moon do baralho Flemish, que apresenta a imagem de uma mulher com um distaff (roca de tear). Alguns elementos de costura, como carretéis, alfinetes, linhas e rendas, fazem parte do conceito do espaço distorcido gerado pela bruxa de Homura, Homulilly. Quando Homura está reescrevendo as leis universais ao final do Hangyaku no Monogatari, a imagem que ilustra suas ações é a de um carretel de linha.
 

 Sob essa ótica, os objetos que aparecem ao lado de Homura talvez sejam distaffs. Isso abre todo um campo de interpretações. Acredito que Homura se tornou aquela que está alheia ao ciclo. A tecelã dos destinos. Ao contrário da deusa Madoka, o mundo de Homura segue suas vontades em vez de desfrutar do livre arbítrio. A estátua de lagarto em que Homura está sentada, e as asas logo atrás, são as representações de sua transformação para algo que não é nem humano nem é garota mágica. Quando Homura quebrou sua Soul Gem e a recriou, escolheu a imagem de um lagarto para incorporar em sua joia. Para sua aparência demoníaca, Homura criou asas negras.



 O trailer segue com um compilado de flashbacks da Homura sendo sobrepostas por imagens perturbadoras de grandes olhos. Vozes de garotas sussurram frases aparentemente desconexas.

-Isso é um segredo, um segredo...

-Não conte a ninguém...

-Há uma coisa que você deve fazer.

-Isso é amor.

-Que absurdo...

-Demônio...

-Uma garota mágica que não conheço...

-Traga esperança.

 -Apenas traga esperança.

-Adeus.

-Liberte aquela garota.

-Minha melhor amiga.

 A maioria dessas frases não parecem fazer muito sentido. Mas quando se pensa que são sentimentos de meninas caindo em desespero e se coloca tudo que foi dito sob a mesma ótica, essas falas só podem ser uma coisa. Uma única coisa... Orações.

 São garotas rezando. Não para um deus, mas sim para o próprio demônio, para Homura Akemi. Nesse novo mundo, Homura é tudo que existe. A esperança e o desespero.

 Uma das vozes se refere à Homura como "akuma-sama". Essa é a mesma nomenclatura que Homura escolheu quando Kyuubey a perguntou o que ela havia se tornado. Além disso, é um apelido popular da personagem entre os fãs japoneses. "Akuma Homura", foi como os fãs começaram a chamar Homura depois que ela se rebelou.


Essa garota é, sem dúvida, o maior mistério nesse PV. Uma garota mágica semelhante à Madoka, usando o mesmo arco. Vemos os sapatos dela antes que ela caia na escuridão, o que indica que ela simplesmente se jogou. Apesar das muitas semelhanças com Madoka, existem muitos detalhes que apontam que essa personagem não é a protagonista que dá nome à série. A cor do cabelo é mais claro, penteado diferente, tamanho do busto maior e roupa totalmente distinta.
 A roupa, em particular, apresenta semelhanças com as transformações de cada uma das protagonistas da série: A manga bufante da Mami, as botas da Homura, a saia pregueada e o laço da Kyoko, e a cinta abdominal da Sayaka. Há muitas possibilidades sobre quem pode ser essa garota, mas tudo fica no espectro das teorias. Talvez ela até mesmo possa ser a garota mágica que originou a bruxa Walpurgisnacht.


 Antes de cair, a garota consegue se agarrar em algum tipo de tecido vermelho. A associação mais óbvia aqui é com à "linha vermelha do destino". A antiga lenda que diz que pessoas predeterminadas a se encontrarem estão conectadas por um fio vermelho invisível. Também é possível que esse seja o laço que Homura devolveu à Madoka, sendo usado de uma forma semelhante aos poderes da Mami. Ou ainda, possa ser que esta seja uma parte da cena de animação da transformação dela. Tudo isso só torna essa garota ainda mais misteriosa.


 Logo após, vemos uma cena nostálgica que remete diretamente ao início da história de MadokaMagica. Sayaka, Hitomi e Madoka brincando enquanto caminham para a escola. Tudo parece muito alegre, mas se você observar Sayaka atentamente, notará que seu pescoço está coberto de faixas.
 
 
 A cena é interrompida quando Madoka percebe uma sorridente Homura à sua espera. Esta é uma das três versões diferentes de Homura que aparecem ao longo do trailer. Ela está usando uniforme escolar, mas com vários pequenos detalhes em preto, como se estivesse de luto. Em sua cabeça, há uma faixa preta com uma cruz cinza, um dos poucos símbolos que podem ser diretamente associado ao cristianismo. Existem diversos tipos de cruzes, mas a que está na faixa de Homura tem um desenho simples com a parte vertical bem mais alongada que a parte horizontal. É uma cruz latina, a mesma em que Cristo foi crucificado de acordo com a religião cristã, também é chamada de "crux immissa" em latim.
 
 
 Homura está em pé sobre uma fonte decorada com belos canteiros de flores. Logo acima dela há uma árvore artificial com lírios-brancos falsos. No hanakotoba, a linguagem das flores, o lírio-branco é a flor que melhor representa a pureza. Fazem um contraste direto com a figura sombria de Homura.


  Depois de alguns takes rápidos mostrando Kyoko e Mami, finalmente chegamos ao trecho do trailer que mais causou alvoroço entre os fãs do anime; a nova forma transformada de Sayaka Miki. Quase toda a parte superior do corpo dela está coberto, sendo visíveis apenas o cabelo, o olho direito e um pouco do colo. No cabelo ela tem um laço que também parece ser feito de bandagens. Sem dúvida, um dos grandes destaques deste PV são os character designs de Junichirou Taniguchi. As transformações de mahou shoujo parecem mais bonitas do que nunca.


Já na parte final do PV, somos apresentados a uma cena que abre espaço para várias interpretações. Ela consiste em uma espécie de torre formada por algo que parecem serem livros. Homura está bem no topo da torre, em cima de uma cadeira. Simultaneamente, Homura também está no meio da torre. Como se fosse várias, Homura também está sentada em um trono na parte de baixo da torre. Três Homuras existindo simultaneamente. Se quisermos tentar dar valor conceitual nesta cena, as possibilidades são inúmeras. O número 3 é  muito cabalístico e aparece em abundância nas religiões, na psicologia, na filosofia, etc.

 Ao mover novamente o pensamento ao cristianismo,  as 3 versões de Homura poderiam representar a Santíssima Trindade. Aqui Homura assumiria os papeis de criadora, da sua filha e de seu espírito reinando sobre os humanos. A luz dessa ótica, essa poderia ser uma metáfora da Torre de Babel. A Torre junto ao telefone e aos livros, nessa leitura seriam o início da comunicação humana. Outra hipótese palpável é que todas as Homuras sejam a divisão da mesma sob a ideia da Estrutura Tripartite da Mente. A teoria freudiana de que a mente é formada pelo ego, superego e id. Sendo assim, a Homura sorridente e cínica no começo do trailer, é a consciência da Homura; aquilo que ela faz deliberadamente. A Homura de luto na metade do trailer representaria sua moralidade. Já a Homura rainha cansada em seu trono, seria quem ela é intimamente. Alguém que está simplesmente no limite. E claro, se dá pra ler através das lentes de Freud, o mesmo é possível para a tese a qual ele se inspirou. Na leitura através da Teoria Tripartite da Alma, do filósofo Platão, a primeira Homura seria epithymetikon, a parte da alma que corresponde ao desejo. A segunda e enlutada Homura seria logistikon, responsável pela razão. E a terceira Homura seria Thymoeides, representando o temperamento da rainha cansada.

 Embora eu presuma que nenhuma dessas 3 interpretações se confirmará após o filme ser lançado, acho interessante como, em conjunto, as 3 representam respectivamente corpo, mente e alma. Provavelmente, a maioria dos símbolos apresentados nesse texto continuarão sem respostas concretas, mesmo após conhecermos a história do filme. A narrativa de MadokaMagica tem bastante alegorias que abrem espaço para o livre pensar. É uma das muitas coisas que fazem essa série ser tão maravilhosa.


 Algo realmente concreto que aparece nesse trailer foi observado por um fã do anime no Twitter. Essas 15 crianças que aparecem na torre também estão presentes em  Mahou Shoujo MadokaMagica: Hangyaku no Monogatari. De acordo com o Material Book do filme, elas são as Clara Doll. São os minions criados pela estado de bruxa de Homura. São as filhas da cidade falsa e desempenham o papel de enlutadas, chorando para animar a procissão fúnebre. Cada uma representa um sentimento diferente de Homura. As duas que aparecem à esquerda nessa última imagem estão com objetos na cabeça. Uma maçã e uma xícara de chá, os favoritos de Kyouko e Mami.

 Entre as 15 bonecas armadas com alfinetes, apenas a que está no centro da imagem não apareceu no filme anterior. Seu nome é Ai, e ela representa o sentimento do amor. O Material Book a descreve da seguinte forma: "A décima quinta e última a chegar é o amor. Ninguém viu essa demônio ainda. A noite ainda não acabou. Ela não vai terminar a noite novamente. Nós somos as enlutadas, a trupe de teatro deste mundo mortal." Bem, parece que finalmente chegou a hora de Ai fazer sua estreia na grande festa do amor retorcido.


-"Então, deixe a cortina subir no sonho desta noite"- dizem, em coro, as vozes suplicantes. A mesma frase é repetida por Homura, como se as vozes das orações fossem a própria voz dela. Com essas palavras que parecem começar algo... o trailer termina. A presença dos minions nessa cena evidenciam que a bruxa Homulilly ainda vive em Homura, de alguma forma. No filme anterior, nunca ficou explícito que a bruxa tenha deixado de existir. Quando Homura acorda do estado de encubação em que foi posta pela espécie de Kyuubey, sua soul gem ficou completamente escura, mas como Homura usurpou parte do poder de Madoka, ela não caiu em desespero. Ao invés, ela simplesmente quebrou a soul gem com uma mordida, forjando uma nova soul gem logo em seguida.

 Se a bruxa vive, se isso é uma fantasia delirante, são coisas que só saberemos quando o filme for ao ar. O fato de MadokaMagica ganhar uma sequência depois de mais de 10 anos é um sonho se tornando realidade, no entanto. Espero que a Shaft possa se recuperar e se tornar um estúdio mais bem estruturado e com respeito aos seus excelentes colaboradores. Esse é o evento pelo qual anseio há muito tempo. Então, vamos recomeçar a história?






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Texto escrito por: Maviael Nascimento, retornar, retornar, não importa quantas vezes, eu sempre escolherei retornar.

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