Memórias Fotografadas de Tamayura




 
Para você que está lendo esse post, quero fazer uma pergunta. Você conhece pelo menos uma pessoa que não gosta de histórias? Seja ficção, notícias, fofocas, contos, ou o que for. Mesmo que eu não te conheça pessoalmente, tenho certeza que sua resposta foi "não", você não conhece nenhuma pessoa que não goste de histórias. É cientificamente comprovado que gostar de histórias é da natureza humana, além de ser um importante fator para a vida em sociedade. Mesmo sem recorrer a estudos e pesquisas, eu sei que você ama histórias só pelo fato de você estar lendo este texto.

 Entre as muitas histórias de ficção que consumimos ao longo da vida, existem aquelas que tem um lugar especial em nossos corações. Essas são as obras que chamamos de "favoritas". Por vezes, são nessas obras favoritas que mais existem aquelas cenas que nos marcam profundamente. Quando falamos sobre animes, cenas podem ser marcantes por terem lutas impactantes, ou por serem surpreendentes, ou por nos tirar de nossas zonas de conforto, ou por nos fazerem chorar, etc.  Para mim, Tamayura é sem dúvidas uma dessas obras favoritas e cheias de cenas que eu nunca esquecerei. Com uma narrativa delicada e muito bem trabalhada, Tamayura é uma obra feita de momentos. De recordações que, assim como as fotografias, estão guardadas em minha mente como uma importante lembrança de algo inesquecível. Então, para hoje eu quero, junto com você, relembrar esses grandes momentos. Relembrar algumas das cenas mais lindas de Tamayura.


Momento 1 - Nossa Exibição (Tamayura Hitotose episódio 10) Apesar de também ser singelo, esse primeiro momento marcante que eu escolhi para comentar não é tão tocante quanto os outros oito. Quis começar por ele por ser focado em uma personagem que eu amo muito, a Kaoru. E também, porque esse episódio evoca todos os principais temas de Tamayura. O episódio começa com a Kaoru estando confusa por aparentemente ser a única que não sabe o que quer. Parece que, o que as amigas dela gostam, está diretamente relacionado aos sonhos delas para o futuro. A Potte com as fotografias, a Norie com os doces e a Maon com sua infinidade de sonhos. Enquanto para a Kaoru, as fragrâncias talvez sejam mais um hobby do que algo que ela almeja para o futuro. Quando a Kaoru convida as amigas para irem com ela procurar ingredientes para novas flagrâncias, todas estão com o dia ocupado. Isso faz a Kaoru ficar ainda mais perdida. Todas estão fazendo algo relacionado ao que amam, exceto a Kaoru. Então ela fica aflita ao pensar em como ela será no futuro. Esse episódio traz bastante reflexões da Kaoru, e muito entendimento sobre a personagem. Mesmo com todos esses pensamentos, ela não quer preocupar as amigas. É esse tipo de pessoa que ela é. Mas, é claro, ela está errada quanto a isso. É óbvio que se ela agir diferente do normal isso fará as meninas se preocuparem. Então com a calorosa interseção de todas, Kaoru percebe o que realmente quer fazer. Não apenas isso, como ela também descobre algumas coisas sobre suas preciosas amigas e também sobre si mesma. Ela descobre, por exemplo, que a Potte e a Maon às vezes também ficam incertas sobre seus sonhos. A Kaoru é tão esforçada em não preocupar ninguém que ela acaba nem percebendo o tanto de vezes em que a generosidade genuína dela ajudou suas amigas. Esse tipo de laço inquebrável ela forjou sendo a pessoa que ela é. Mesmo que todas trilhem caminhos diferentes, esse sentimento que elas têm agora não irá mudar. Então, o que ela quer fazer agora é criar memórias e aproveitar as coisas que elas gostam no presente momento. O que Kaoru decidiu fazer foi a "Nossa Exibição". Um evento onde todas apresentarão as coisas que gostam para o público. Mesmo que os sonhos delas mudem, ou que elas tropecem no meio do caminho, o que elas são e o que elas têm agora, podem fazer isso acontecer.


Momento 2 - Clube de Fotografia (Tamayura: More Aggressive episódio 3) 
 Boa parte do tempo a Potte está superando a si mesma. Eu sou uma pessoa muito tímida, então entendo bem sobre a maioria das coisas que ela passa. Acredito que a timidez não seja um defeito. Com certeza não é uma qualidade, no entanto. Porém, Potte é definitivamente uma pessoa decidida e intensa. De uma forma ou de outra, ela sempre faz o que precisa fazer. Sempre toma as decisões certas. Nesses 3 primeiros episódios de Tamayura: More Aggressive, ela já fez várias coisas surpreendentes. Criou sozinha um clube de fotografia. Se apresentou desajeitadamente em frente a toda a escola. Decidiu se apresentar também no Festival das Cerejeiras. Chegou a conclusão que iria falar com a Kanae. Algumas dessas coisas seriam impressionantes até mesmo se fosse uma pessoa desinibida as fazendo. A própria Kanae ficou impressionada com a Potte quando elas enfim conversaram. Assim como a Potte, Kanae também é muito tímida. No fim o mal-entendido foi que a Potte achou que a Kanae estava brava por ela ter criado um clube de fotografia tão informal, enquanto a Kanae pensou que a Potte estava brava por causa da foto tirada sem permissão. O que é incrível nessa cena é justamente isso, o fato de que cada uma admirava as fotos da outra. A Kanae queria criar um clube desde seu primeiro ano no ensino médio, mas nunca teve coragem para fazer isso. Além disso, ela queria conhecer a Potte desde que viu suas fotos. Foi o mesmo para a Potte. Ela também queria conhecer a pessoa que tirava fotos tão graciosas. Foi um encontro maravilhoso de pessoas maravilhosas. As fotografias podem aproximar os corações das pessoas, assim como a Potte pensou.

 Entre as muitas funções que o diretor Junichi Satou se propôs a desempenhar em Tamayura, eu acho que uma que se destaca bastante é o storyboard. A forma como ele elabora as cenas e posiciona cada elemento, é realmente poderoso. E esse episódio é um dos que mais ressaltam essa qualidade da obra. Como nessa cena em que a Tamae aconselha a Potte sem dizer praticamente nenhuma palavra, mas você percebe o que ela fez apenas pelos cortes de câmera: Ou pela forma que a Potte anda quando ela ainda estava com medo de falar com a Kanae, e depois, quando ela estava definitivamente decidida que iria fazer isso:E principalmente, pela maneira em que, nas cenas em que Potte e Kanae aparecem juntas, a câmera sempre esta inserida de forma a destacar a diferença de altura entre as duas. Não colocando a Potte como inferior e a Kanae como superior, mas sim destacando como elas são parecidas mesmo tendo tantas diferenças. As mudanças de ângulo são especialmente bem feitas nessas cenas:Repare como os olhares delas sempre se encontram, mesmo que uma tenha que olhar pra baixo enquanto a outra tem que manter a cabeça erguida. Os ângulos da câmera também variam bastante entre ângulos abertos e ângulos médios, sempre representado como uma tem que olhar para a outra. E sempre de forma em que as expressões das personagens fiquem em foco. Ainda tem vários outros detalhes que valeria a pena comentar. Esse episódio é uma aula de storyboard.


Momento 3 - Photo, Photo! (Tamayura: More Aggressive episódio 4) Acho que o episódio 4 de Tamayura: More Aggressive é o que tem melhor sinergia com a temática geral da obra. Ele é mais um episódio que tem muitos momentos cheios de ternura. Entre eles, a linda cena da Potte encontrando a árvore de cerejeira que o pai plantou pra ela. Provavelmente, para a maioria dos fãs da obra, esse deve ser um dos melhores momentos de toda a franquia. Mas, para mim, a cena da Potte e da Kanae cantando e dançando consegue ser ainda mais tocante. Tentarei explicar melhor. Quando Potte e Kanae têm que decidir sobre o que apresentar no Festival das Cerejeiras para recrutarem mais membros para o Clube de Fotografia, elas ficam em dúvidas sobre o que devem fazer. Até que o professor aparece com o plano de se apresentar tocando violão enquanto elas dançam e mostram suas fotos. Depois disso, o professor convence a Hoboro a cantar durante essa apresentação. Porém, pra infelicidade delas, o professor machuca ambas as mãos meia hora antes delas subirem ao palco. Agora elas teriam que cantar, dançar e mostrar as fotos, sozinhas. Mas mesmo com isso acontecendo, Potte decidi ir até o final. E quando elas o fazem, mesmo com o nervosismo gerado por suas timidez, elas começam a se divertir enquanto veem todas as pessoas sorrindo. A música desajeitada que elas cantam parece ficar mais crescente. Isso faz esse ser um momento especial para elas. Muito além de simplesmente recrutar membros para o clube. Subentendidamente já está explicado porque eu acho essa cena ainda melhor que a da árvore de cerejeira, e sua sinergia com toda a premissa de Tamayura. É por causa, principalmente, do progresso das decisões da Potte. "Quero tentar", que virou "não quero desistir", que por sua vez se concluiu com "eu fiz isso". Fuu Sawatari in a nutshell.

 As duas partes importantes desse episódio também trabalham muito bem em conjunto. Fazendo ressaltar novamente o poder da narrativa visual e do storyboard de Satou Junichi. Enquanto Potte procura calmamente pela árvore que o pai plantou pra ela, fica evidente o quanto isso a ajudou a não desistir de se apresentar. O quanto as lembranças e descobertas sobre o Kazuma ainda a impulsionam para a frente. Ela segura forte a velha câmera no momento em que tem que se decidir entre desistir ou fazer. E quando ela finalmente encontra sua árvore, e a olha com sua câmera pelo mesmo ângulo da fotografia do Kazuma, os monólogos da Potte se concluem como se fossem um quebra-cabeça. As memórias felizes das pessoas são importantes. Aquilo que o pai deixou pra ela é um verdadeiro tesouro. Ele sempre será uma parte importante dela mesma. Esse momento de conexão com o pai faz ela sentir o apoio do Kazuma, mesmo ele não estando mais vivo. No começo do episódio a Kanae fala que sempre admirou a foto que a Potte tirou do Kazuma e que fica exposta no estúdio do Maestro. No fim do episódio, a árvore que o Kazuma plantou proporciona mais um momento nesse episódio em que a Potte pode sentir o quanto suas amigas a apoiam. São essas coisas maravilhosas que a existência do Kazuma continua trazendo pra vida dela.


Momento 4 - Base Secreta (Tamayura: More Aggressive episódio 8) A história da Potte é como uma fotografia. Depois de perder o pai ela ficou totalmente presa às lembranças de um passado feliz. Congelada no tempo. Mesmo as promessas tiveram que ficar em suspenso, pelo menos até certos acontecimentos que fizeram a vida da Potte entrar novamente em movimento. Depois de voltar para Takehara, a cidade que o pai dela amava, Potte começou a redescobrir as coisas que sempre amou. Por causa desse desenvolvimento, pequenas coisas, mesmo as mais singela das cenas, viram momentos preciosos em Tamayura. Como essa promessa feita por duas crianças. Algo simples, assistirem juntas os fogos de artifícios na cidade do pai da Potte. Isso traz de volta lembranças preciosas. De quando elas queriam fazer uma base secreta para verem o espetáculo dos fogos de artifício. De quando elas sorriam e brincavam despreocupadamente. Todas essas coisas elas podem fazer novamente, porque a vida voltou a se movimentar para Potte. Tudo isso, mesmo que seja só um instante que eventualmente também se tornará apenas uma lembrança, ainda assim é muito precioso. Como luzes que explodem e criam fragmentos luminosos no céu. Como uma promessa que se cumpriu.


Momento 5 - O Caminho dos Desejos (Tamayura: More Aggressive episódio 9) "Havia um outro amigo nosso chamado Nozomu". Muitas vezes alguma pessoa inesperada torna-se importante em nossas vidas. E nem sempre elas são como você esperaria que fosse. O Nozomu, apesar de ter sido um mentor para o Kazuma, não foi uma pessoa muito agradável na primeira vez que encontrou a Potte. Essa diferença de personalidade entre ele e o Kazuma foi um choque para as meninas que só sabiam sobre o Kazuma. No entanto, havia algo importante em suas palavras. Aquelas palavras eram conselhos preciosos, caso a fotografia realmente seja algo importante para Potte. E ela conseguiu entender isso, de certa forma.

 Esse episódio e esse momento são sobre a Potte, mas também são sobre o Nozomu. Ele que é alguém que teve sucesso ao custo de abandonar alguns sonhos. Só de ter encontrado a Potte, isso o levou a lembrar daquela pessoa do passado. Tudo que ele disse para a Potte, também já havia dito para o Kazuma. Embora ele soubesse que, tanto para o pai quanto para a filha, exibir essas fotos não era o mais importantes. Capturar e guardar momentos preciosos é o que mais importa para aqueles dois. Por isso suas fotos são repletas de amor e fazem o coração acelerar. Conhecer a Potte o fez relembrar e reconhecer o que deixou para trás. Sejam por arrependimentos ou não, esse encontro mudou algo nele também. Por isso, essa conversa dele e da Potte, é mais um momento marcante nessa cidade e dessas pessoas que mudam em seu próprio ritmo.


Momento 6 - Despedidas (Tamayura: More Aggressive episódio 11) O inevitável momento de despedida que tem em muitas obras coming of age. Dessa vez são os últimos dois dias do ano. Depois disso, a Kanae não será mais parte do clube de fotografia. Isso faz os corações de todas se agitarem. E com isso em mente, a segunda exibição delas, ou "Nossa Exibição ~futatose~", é um momento que precisa virar uma lembrança especial. Quase todos os personagens aparecem nesse episódio. Esse sentimento, muito reconfortante, mas ainda um pouco triste, é essencialmente Tamayura. As duas cenas que mais me marcaram nessa parte refletem isso bem. A linda cena da Potte conversando com a Kanae no meio da madrugada. Refletindo sobre o acaso que as uniu. Relembrando como o ano delas foi incrível. Enquanto isso, as outras meninas estão emocionadas ouvindo essa conversa baixinha. É lindo! A Kanae ainda termina a conversa dizendo, "você me deu mais memórias divertidas do que eu poderia sequer contar. Não senti falta de nada."

 O abraço que não aconteceu nessa cena, viria na próxima, ainda no mesmo episódio. Quando a Sayomi as leva novamente pra ver o primeiro pôr-do-sol do ano. Pra se aquecer do frio, elas começam a gritar os seus desejos para o mar. E então... o sol se põe, como o fim de um ciclo. Um lindo insert song toca enquanto vemos o mesmo nascer de sol sob diversos ângulos diferentes. Essa visão enche o peito da Kanae com todos os seus sentimentos pujantes, e então ela abraça a Potte. Mesmo que devesse ser um momento pra se sentir renovada, ela está chorando pelo ano que acabou. Por que? Ora, é claro que é porque foi um ano maravilhoso.


Momento 7 - Tamae (Tamayura: More Aggressive episódio 12) Essa é a minha cena favorita de Tamayura. É uma cena muito tocante, e incrivelmente bem escrita. Eu diria que, muitas cenas desse episódio estão entre minhas favoritas de Tamayura. É como se um momento puxasse o outro. O começo do episódio é um pouco diferente do habitual. A família Sawatari está comemorando o aniversário do Kazuma. É uma demonstração do quanto ele foi e continua sendo importante. Mas o real significado desse ritual festivo só vai sendo entendido aos poucos. A conclusão é passada através do que acontece com a Potte. Quando a Rollei 35 s quebra pela primeira vez. Isso deixa Potte muito preocupada. Mesmo depois de saber que pode ser consertada, ela começa a pensar que, em algum momento, a câmera a irá deixar. Todas as pessoas eventualmente podem ir para longe dela. Esse tipo de pensamento começa a cruzar a cabeça da Potte a todo momento. Com a câmera quebrada ela está momentaneamente incapacitada de tirar fotos. A fotógrafa que ela admira ficará fora alguns dias. Kanae está se formando e deixando o Clube de Fotografias oficialmente. E suas amigas estão com o dia ocupado, e Potte não quer preocupá-las. Essas coisas fazem ela sentir a impermanência das relações humanas. Sendo a mãe que é, Tamae rapidamente percebe essas preocupações. O que ela faz a seguir, é simplesmente lindo. Tamae leva a Potte para um lugar especial apenas para agradecê-la por ser sua maravilhosa filha. Essa cena é preciosa demais. O diálogo entre as duas é muito tocante. É como se as palavras da Tamae fossem um resumo emotivo de toda a obra. Isso clareia as preocupações da Potte e faz ela entender porque eles agradecem ao Kazuma todos os anos em seu aniversário. Não é apenas pela pessoa que ele foi, é também por tudo que ele trouxe. A família, os amigos, essas experiências. Tudo isso foi dado à elas pelo Kazuma, por ele ter existido. Esses momentos familiares é um dos motivos que me fazem gostar tanto de animes de drama e slice of life. E pra coroar, a continuação da cena é muito fofa. Todas as amigas vão à casa da Potte por estarem preocupadas com ela. Quando a Potte pergunta porque elas estão ali, a Norie e a Kaoru tentam inventar uma desculpa pra que a Potte não se sinta mal por elas terem se preocupado. Enquanto isso, Maon com um sorriso sincero fala que estava preocupada, e por isso veio ver a Potte. É engraçado, mas também é muito legal esse laço entre as quatro.

 Esse episódio é cheio de agradecimentos. Talvez por isso que ele tem um sentimento diferente dos demais. É interessante que, quando a Potte agradece a Kanae por todos os momentos que elas tiveram, isso é a conclusão do momento comentado antes desse. Tudo isso tem um jeito de conclusão. Talvez fosse. Até mesmo a obra faz seu agradecimento a todos que assistiram. Funciona perfeitamente como um final. Mas, felizmente, mesmo com todas essas lindas cenas de agradecimento, a obra teria continuação. Incrivelmente o Satou Junichi conseguiu pensar em um final ainda melhor que esse.


Momento 8 - Potte (Tamayura: Sotsugyou Shashin Part 3 - Akogare) O filme 3 de Tamayura tem uma mudança parcial na narrativa em comparação com as partes anteriores da franquia. Antes víamos a Potte conhecendo melhor o pai através de experiências e conversas com outras pessoas. Dessa vez algo está diferente com a própria Potte, e vamos descobrindo o que acontece com ela através da visão da Kaoru. A câmera dela está novamente no concerto. Isso parece ter causado um abalo maior que o normal em Potte. Ela agora está com mais medo de que as pessoas que ela ama partam, assim como a Shihomi que está indo para Tóquio. De alguma forma a narrativa visual consegue passar a sensação de que ela está fazendo as coisas sem dar muita atenção. Mesmo a conexão que ela faz entre a partida da Shihomi e a câmera no concerto, não soa como algo natural da Potte. Ela chegar à conclusão de que, talvez deva comprar um câmera digital, é um pouco estranho, embora seja o caminho lógico. Como se faltasse algo pra essa transição acontecer. Uma dica para a Potte tentar entender o que sente, vem novamente do Nozomu, que está na cidade outra vez para ver o Caminho dos Desejos. Ele diz que, se existe uma mão para guiá-la ao futuro, ela deveria aceitar. E diz também que a Potte tá se graduando na escola enquanto ainda é uma novata na vida. Nesse momento algo que tinha passado incólume até então, fica estampado na tela. Que o tempo que a Potte passou não conseguindo superar o luto, finalmente está cobrando seu preço. E assim chegamos em um pouco mais de entendimento sobre o atual apego da Potte. Mas não o suficiente. A Potte tem uma construção de personagem e caracterização incrivelmente sofisticadas. Só com essas informações não é possível entender a psique da personagem. Nesse ponto a própria Potte não consegue se entender. Mas, existe alguém que a conhece tão bem a ponto de sanar todas as suas dúvidas e trazer à luz sobre a verdade. Alguém que, segundo a Chihiro, conhece a Potte tão bem quanto todos que a amam. Esse alguém é a Kaoru. É ela quem esclarece o que realmente se passa na cabeça de Potte. Kaoru é quem traz a resposta. Todo esse medo que a Potte está sentindo, a angústia de que as pessoas importantes vão embora, a solidão de ter que trocar de câmera, a aflição de que as pessoas mudem. Tudo isso está mascarando o que Potte realmente está sentindo na parte mais escondida do seu subconsciente. O que Potte teme, é que ela mesma mude. Ela quer ir para Tóquio junto com a Shihomi, mas o sofrimento de ter que deixar aquelas pessoas é como uma âncora amarrada em seus pés. Potte estava novamente parada no tempo. Esse momento é catártico para o telespectador e para a Potte também. Tem uma certa frase no decorrer da trama em que Potte dá a entender que algumas vezes ele conteve os próprios sentimentos. Dessa vez, no entanto, seria impossível ela fazer isso. Quando Kaoru fez ela se entender, todos as emoções vieram à tona. O abraço que ela dá na Kaoru é quase como se ela fosse desabar. E entre lágrimas ela finalmente fala todas as suas angústias. Potte é uma personagem que não chora tanto quanto deveria. Mas sempre que isso acontece, são cenas muito fortes. As palavras da Kaoru também são fortes. Ela diz que Potte não precisa se preocupar. Essa cidade, e os três anos que elas passaram juntas, nada pode apagar isso. Eu voltei toda a segunda metade do filme pra tentar descobrir em qual momento a Kaoru percebeu aquilo que a Potte estava escondendo até de si mesma. Surpreendentemente foi em uma das primeiras cenas. Essa sem dúvidas foi uma bela jogada de roteiro.

 Antes de começar esse post eu jurava que essa cena seria a mais fácil de escrever sobre. Ah, eu estava tão errado! É muito difícil transcrever sentimentos em palavras. Ao mesmo tempo, não é uma cena que se possa comentar apenas com argumentos racionais. Uma cena tão emotiva merece ser descrita com emoções. Estranhamente eu sinto que a dificuldade de escrever sobre a cena me aproximou mais do entendimento sobre a Potte. Se é tão difícil falar sobre sentimentos, então é plenamente compreensível tudo que se passa na cabeça da Potte durante esse filme. Voltando a falar sobre Satou Junichi novamente, eu adoro a forma que ele insere personagens chaves, como a Chihiro e o Nozomu, e os usa para resolver a principal questão do arco dramático. Já conhecia as habilidades de direção, então o que realmente me surpreendeu foi o quão boa é a sua escrita. Esse texto é sobre as cenas marcantes, mas achei que valeria pelo menos citar isso. É até uma pena que eu não posso alongar esse texto falando de outras coisas além das cenas em si, porque eu realmente queria muito comentar a brilhante atuação da Ayana Taketatsu nessa e em outras cenas de Tamayura. Felizmente já consegui pensar em uma forma de fazer isso em outro post no futuro. Por favor, aguarde até lá!


Momento 9 - Amizade (Tamayura: Sotsugyou Shashin Part 4 - Ashita) Sempre que a Potte é mostrada em sua infância através de flashbacks, é perceptível a mudança da personalidade entre a Potte do passado e do presente. Tamae descreve que a Potte no passado não era boa em controlar suas emoções. Sempre que a Potte estava feliz, todo o rosto dela sorria. Ao oposto disso, a cada vez que ela se entristecia, ficava emburrada e calada. E ela ficava assim mesmo com pequenas coisas que não saiam como ela queria. Quando descobriu que suas primeiras fotos saíram foram de foco. Quando queria brincar mais com a Kaoru, mas tinha que voltar pra casa. Uma criança verdadeiramente emotiva. Em todos esses momentos, de tristeza e de felicidade, o Kazuma estava lá com ela. Seja consolando-a ou sorrindo junto dela. Até que um dia o Kazuma se foi. Isso causou uma grande mudança na Potte. Fazendo com que ela expressasse menos de suas emoções. E ainda assim, em nenhum momento até então, vimos como a Potte reagiu à morte do pai. Nesse ponto da obra, em seu último filme, o telespectador já estava condicionado a aceitar que não teria essa cena em particular.

 A cena que encerrará essa pequena coletânea de momentos, não é outra senão a cena da Potte e Chihiro relembrando alguns momentos enquanto brincam no escorregador. Pela primeira vez elas estão conversando sobre o Kazuma sem que a Chihiro chore. Mesmo agora Chihiro sempre lembra do dia do enterro do Kazuma. De como a Potte estava devastada naquele dia. Isso a comoveu tanto que fazia com que Chihiro sempre chorasse quando elas falavam sobre algo relacionado esse tema. O que Potte diz, é que o que a impulsionou a seguir em frente foi ver a Chihiro chorar pelo bem dela. Com isso Chihiro decide realmente se graduar de ser chorona. Essa é uma linda cena de amizade que fica ainda mais tocante devido aos ângulos de câmeras e imagens, as lembranças delas e a delicadeza do diálogo. Depois dessa conversa, Chihiro escorrega para baixo e fica na parte inferior do escorregador. Os ângulos que são mostrados não deixam claro se ela está ou não escondendo o seu possível último choro. Os dois principais cortes de câmera mostram a visão da Potte e a "visão do telespectador". Em nenhum é possível ver o rosto de Chihiro. A atuação na voz da Minako Kotobuki (dubladora da Chihiro) está um pouco embargada, porém não fica claro se ela está chorando. Independente disso, Chihiro está feliz por Potte ter se tornado tão forte. Mesmo Chihiro sendo uma personagem coadjuvante, ela foi muito bem desenvolvida. A amizade das duas sempre foi muito especial.

 O que faz essa cena ser ainda mais marcante, também é porque inesperadamente é mostrado como a Potte realmente se sentiu com a morte do pai. É um flashback muito impactante. Aquela menina que sempre demostrava suas emoções de uma maneira contida, agora foi mostrada em sua infância sentindo esse tipo de dor: Os olhos dela arregalados, como se ela não conseguisse fechar. Uma expressão de grito, mas sem nenhuma voz saindo de sua boca. Uma cena com fluidez de animação muito delicada. Cores claras. Tão perto do fim ficou ainda mais claro porque essa perda foi tão significante e fez a Potte demorar pra começar a seguir em frente novamente. Isso me pegou muito de surpresa. Não esperava que fosse ter uma cena tão forte justamente na segunda metade do último filme e bem no meio de uma cena tão terna. Essa momento é parte de um ciclo que se encerra para um novo poder começar. Mesmo com essa cena de luto, é um momento feliz. Tem aquele clima nostálgico de despedidas, mas o que ele representa é superação e determinação. É uma cena perfeita pra encerrar essa lista.

 Ainda tem uma infinidade de cenas que valem a pena de serem comentadas em Tamayura. Pra ser sincero, chegou um ponto em que qualquer cena dessa obra ficou marcante. O quarto filme é constituído quase que inteiramente de momentos marcantes. Desde os mais singelos, como quando mostra o dia em que o Kazuma explicou pra Potte o que são os Tamayuras. Até momentos importantes, como a cena em que a câmera se quebra definitivamente. Essa cena em específico, e mais o monólogo final da Potte, eu pretendo escrever sobre, mas sob uma ótica completamente diferente desse post. Espero poder fazer isso o mais breve possível. Gostaria de ficar relembrando muito mais cenas, mas infelizmente não posso fazer um texto infinito. Ah, tudo bem que seja assim. Se você leu até aqui, provavelmente Tamayura ocupa um lugar especial em sua memória. Tamayura é sobre isso e é especial. É como disse Fuu Sawatari, a Potte: "Tanto hoje quanto os dias que virão eventualmente se converterão em memórias, mas não desaparecerão". 




"Jamais esquecerei por um minuto sequer de tudo que passamos."

-----------------------------------------------


Texto escrito por: Maviael Nascimento, fotografando o que é precioso

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Post similar: A arte de Tsurezure Biyori - Desenhos que transmitem sensações

Outros posts: AMV com GIF: Um Girassol da Cor do Seu Cabelo feat Tsumugi KotobukiColetânea de frases: Shoujo Shuumatsu Ryoukou / Todo o Desenvolvimento Narrativo de 5-toubun no Hanayome ∬

Comentários

Postagens mais visitadas