AMV com GIF - Todo Menino É Um Rei feat. Bojji

*Dê play no vídeo e acompanhe a letra da música junto com os gifs abaixo.


Roberto Ribeiro - Todo Menino É Um Rei

Todo menino é um reieu também já fui rei
 

Mas quá! Despertei!


Todo menino é um rei, eu também já fui rei


Mas quá! Despertei!
 

Por cima do mar (da ilusão)
 

Eu naveguei (só em vão)
 

Não encontrei o amor que eu sonhei


Nos meus tempos de menino, porém, menino sonha demais
 

Menino sonha com coisas que a gente cresce e não vê jamais


Todo menino é um rei, eu também já fui rei


Mas quá! Despertei!
 

Todo menino é um rei, eu também já fui rei
 

Mas quá! Despertei!


A vida que eu sonhei, no tempo que eu era só


Nada mais do que menino


Menino pensando só
 

No reino do amanhã


Na deusa do amor maior

Nas caminhadas sem pedras


No rumo sem ter um nó

Todo menino é um rei, eu também já fui rei
 

Mas quá! Despertei!


Todo menino é um rei, eu também já fui rei


Mas quá! Despertei!


Por cima do mar (da ilusão)
 

Eu naveguei (só em vão)
 

Não encontrei o amor que eu sonhei
 

Nos meus tempos de menino, porém menino sonha demais
 

Menino sonha com coisas que a gente cresce e não vê jamais
 

Todo menino é um rei, eu também já fui rei
 

Mas quá! Despertei!
 

Todo menino é um rei, eu também já fui rei
 

Mas quá! Despertei!
 

Todo menino é um rei...









Processo de criação:

 Não é exagero eu dizer que assisti Ousama Ranking unicamente por causa dessa música. Eu sei que essa se tornou uma obra muito bem quista entre grande parte do público, mas, sinceramente, esse é um tipo de animosidade que acaba mais me afastando de certas obras durante suas temporadas de exibição. Tem certas obras que, independente de suas qualidades, ganham uma atenção tão grande à sua narrativa e produção ao ponto de virar algo sufocante, pra mim. Então prefiro assistir depois, quando tais animes já foram substituídos por novos títulos que vieram posteriormente, e que, por sua vez, também seguirão eternamente nesse mesmo ciclo de "inesquecível-esquecido". Pela minha própria experiência, assistir enquanto todo mundo parece dizer que é perfeito, é apenas um catalizador de decepções. Ousama Ranking, no entanto, se tornou uma exceção dessa regra auto-imposta. Evitei a obra por um tempo, pelo cansaço de tanto ouvir falar sobre o quão supostamente bom é esse anime. Porém, sempre que ouvia qualquer coisa sobre Ousama Ranking, esse samba de roda do Roberto Ribeiro sempre vinha à minha cabeça. A música que descreve o reinado por direito de toda pessoa em sua infância e o anime sobre o garoto que quer torna-se rei para provar seu valor. Acabei por assistir o anime para fazer esse AMV com gif.

 Lembro-me de ter lido uma pequena história em um dos livros do Humberto Gessinger. Ele narrava sobre uma certa vez, enquanto ele era criança, quando sua bola de futebol rolou para baixo do carro de seu pai, Aloysio. Quando ele se abaixou para reaver a bola, percebeu que a parte de baixo do carro era de uma cor diferente da parte de cima da lataria. Foi então que ele percebeu que os carros de verdade eram diferentes de seus carros de brinquedo, esses que possuíam a mesma cor nas partes de cima e de baixo. Segundo o músico, essa foi a primeira vez na vida em que ele "deixou de ser criança". Em uma outra música, chamada Liberdade, também cantada por Roberto Ribeiro, o cantor proclama a seguinte frase: "Tudo o que é feliz não tem direito à eternidade". Todo Menino É Um Rei é um pouco sobre essas duas coisas. Sobre as crianças serem reis e rainhas dos seus próprios mundos, mas também é sobre o "deixar de ser criança", que para o eu lírico da música é quando ele adquire certas percepções. De que as coisas que ele idealizava quando criança, a forma como ele supunha o amor e as coisas que ele queria fazer no futuro, eram apenas ilusões de criança. E em minha própria interpretação da música, eu tomo a ousadia poética de relacionar essas duas músicas que tem seus temas e compositores distintos, Liberdade e Todo Menino É Um Rei, pra passar meu entendimento sobre a letra da música. Eu acho que essa música defende a infância tal qual Aria defende aquilo que faz os pequenos momentos da vida serem especiais. E isso seria, o fato de ambos serem efêmeros. Por ser algo passageiro e que dará passagem para outras fases da vida e a novos objetivos para se viver. O que torna a infância especial ou não, é a forma como você se lembra dela, e como isso continua te influenciando. Se a infância é felicidade, ela tem por obrigação não ser perene. Caso contrário, seriamos incompletos, superficiais como os carrinhos de brinquedo do Humberto, ou o reino do amanhã do eu lírico da música.

 No tempo presente ao qual lanço esse post (abril de 2022), já tenho um texto inteiramente pronto esperando pra ser publicado, sobre a interpretação do final de Shoujo Shuumatsu Ryokou pela perspectiva de um conhecido filosofo alemão. Devido a isso, tenho lido bastante coisa desse filósofo. E aqui acho que cabe fazer um contraponto à ideia dessa música com a filosofia niilista desse alemão. O Friedrich Nietzsche certamente concordaria com a afirmativa de que todo menino é um rei. No entanto, ele não concordaria tanto com a ideia de que a infância é especial por ser uma fase transitória. Nietzsche via os conceitos pré-estabelecidos da sociedade como uma máquina de transformar crianças em adultos. Em oposição a isso, o filósofo defendia a ideia de fazer o contrário. Nietzsche dizia que a maturidade de um homem é encontrar novamente a seriedade que se tinha quando criança, brincando. Para o filósofo, a criança é livre, pois pode se concentrar em suas brincadeiras sem sentir culpa advinda de valores morais que foram forjados nelas por uma sociedade cheia de falhas. Então, sim, Nietzsche também diria que deixamos de ser reis e rainhas quando adquirimos certos valores - o tal "despertar", como é dito na música -, mas não de uma maneira positiva.

 O eu lírico da música provavelmente iria gostar se o final de Ousama Ranking fosse Bojji se tornando rei, após perceber que nem tudo é como ele sonhava, mas que ainda pode ser bom. Um crescimento pessoal. Na filosofia do Nietzsche, o ideal seria o Bojji conseguir alcançar esse status, mas o renunciando para continuar vivendo de forma livre, alcançando o que o filósofo chama de vontade de potência. De minha parte, só estava ansioso pra acabar e poder postar logo esse AMV. O anime combina tanto com essa música que preferi focar na interpretação da música. A interpretação das frases junto com os gifs, irei deixar exclusivamente para você, só dessa vez.


_______________________________

Veja aqui outros posts da série AMV com Gif

Texto escrito por: Maviael Nascimento, misturando Roberto Ribeiro, Gessinger e Nietzsche.

Siga o blog no Twitter: @animelancolia

Outros posts: Komi-san wa Komyushou Desu: Arco da ReiMinha Experiência Lésbica Com a Solidão, Por Kabi NagataMemórias Fotografadas de Tamayura

Comentários

Postagens mais visitadas