O Mês de Kana Hanazawa: Abril/2020




 Uma coisa que eu pretendo escrever muito sobre, é dublagem. Vai exigir uma certa dedicação de tempo. Dedicação essa que eu não disponho no momento. Mas, eu realmente queria muito escrever sobre essa pessoa que eu amo de todo o meu coração, Kana Hanazawa. Então, podemos dizer que isso é algo para saciar a minha alma de fã. Mas, também pode ser útil para algum outro fã dela que eventualmente caia de paraquedas nesse blog,

 Basicamente será um texto mensal sobre o que aconteceu de público na carreira dela durante o mês em questão. A vida de um dublador é bastante agitada e interessante. Embora o “interessante” possa ser nublado pela minha visão de fã. E também, graças ao COVID-19, esse foi um mês bem mais parado que o normal, para ela, e para praticamente qualquer pessoa. Enfim, um dia eu ainda pretendo escrever sobre ser fã. Porém, não será hoje. Então, chega de enrolação; esse foi o mês de abril de 2020 para Kana Hanazawa:

03/04/2020: Abema Tv realiza entrevista especial com o elenco principal do anime Yesterday wo Utate: Com a pré-estréia do anime Yesterda wo Utate se aproximando, a Abema TV convidou o cast de dublagem principal para uma entrevista especial. Chikahiro Kobayashi (Rikuo Uozumi), YumeMiyamoto (Haru Nonaka), Kana Hanazawa (Shinako Morinome) e Hanae Natsuki (Rou Hayakawa). A entrevista foi em tom de conversa informal. Elas falaram sobre suas expectativas, como era o clima das gravações, as semelhanças que eles tem com seus respectivos personagens, como foi a preparação e outras coisas desse tipo.

Link da entrevista (em japonês, o tradutor funciona bem mais ou menos pra esse artigo). Vídeo da entrevista:


05/04/2020: Kana Hanazawa participa de Live de exibição do primeiro episódio da segunda temporada de Major 2nd: O vídeo foi transmitido ao vivo no Youtube pelo canal oficial da produtora. Ficarei devendo o link da live. Eu não fazia ideia que iria escrever sobre, então não salvei em nenhuma playlist. Prometo que à partir do próximo mês isso não irá se repetir. De qualquer forma, fica aqui uma foto da roupa que ela estava vestindo durante a live:


06/04/2020: Em virtude da propagação do COVID-19, todos os shows que Kana Hanazawa faria entre abril e maio são oficialmente cancelados: Essa foi uma notícia esperada, mas que obviamente entristeceu os fãs. No meu twitter pessoal eu sigo algumas dúzias de fãs dela. E esse foi um dia que deu pra sentir a tristeza deles. Link do post oficial.


11/04/2020: Todos os álbuns e seus respectivos ensaios fotográficos de Kana Hanazawa são lançados oficialmente na China: A dubladora vem se tornando cada vez mais popular no país, depois de duas de suas músicas viralizarem no Tik Tok de lá. Em 2019 Kana fez turnês e diversas outras apresentações na China. Mais informações sobre a relação que ela tem com a China, ainda nesse post. Post da informação no Weibo oficial de Kana Hanazawa. Imagem do post:


14/04/2020: Kana Hanazawa e Tomoyo Kurosawa reprisam seus personagem em Uchi Tama para um comercial de comida de gato: Uma colaboração entre Uchi Tama?! Uchi no Tama Shiramasen ka? e a marca de comida para gatos filhotes MomPetit, da Nestle. O comercial tem um minuto e meio, mostrando cenas recicladas do anime, mas com algumas falas inéditas das personagens Momo e Koma:


20/04/2020: A atuação de Kana Hanazawa no episódio 3 do anime Gleipnir foi bastante elogiada no Twitter e em outras redes sociais: No anime ela interpreta Erena Aoki, irmã da protagonista Clear Aoki. A personagem tem dupla personalidade, e muda rapidamente de uma kuudere para uma psicopata. A atuação me deixou bem impressionado, enquanto um apaixonado por dublagem. Post da Abema sobre o assunto.


20/04/2020: Parceria entre Chica Umino (autora de 3-gatsu no Lion) e Kana Hanazawa: Nesse dia criou-se uma corrente do bem. Começou quando Chica Umino fez uma ilustração para conscientizar seus seguidores sobre a importância de lavar as mãos durante a quarentena. Pouco tempo depois, uma ilustradora e designer transformou a ilustração de Chica-sensei em um cartaz. Adicionando balões de falas e uma mensagem sobre como lavar as mãos por 2 minutos nos deixa imunes do COVID-19. A ilustração e o cartaz chegaram aos olhos de Kana Hanazawa. Então ela prontamente ligou para Chica-sensei e pediu permissão para adicionar sua voz à mensagem de conscientização. Tendo recebido a permissão, ela gravou a voz dentro de sua própria casa. Então, a ilustração que se tornou um cartaz, se tornou um vídeo com imagem e som. Com isso, a mensagem alcançou mais de um milhão de visualizações. Foi muito bom ver duas pessoas que eu tanto admiro fazendo algo assim por vontade própria. Além de que não é nada mal ver elas trocando elogios. Depois disso, a Chica liberou o “raw” do cartaz para que possa ser reproduzido por quem quer que seja, sem pagar copyright. A imagem circulou o twitter de todo o mundo e foi traduzida para mais de 10 idiomas diferentes, e o cartaz continua em circulação em hospitais japoneses até o dia de hoje (01/05/20):
Ilustração original e o primeiro cartaz.


Diversas traduções do cartaz para países de todo o mundo.

Cartaz traduzido para o português, por um brasileiro, e foto enviada por médicos japoneses.



21/04/2020: O twitter de Kana Hanazawa chegou a marca de 400.000 seguidores: Não é uma quantia tão grande, considerando que outros dubladores têm mais de um milhão de seguidores. Porém, essa é uma grande marca para os fãs. Isso porque Kana praticamente ignorou o twitter por anos, até 2019. Esse é o motivo de ela ter menos seguidores do que seria esperado. Foi só à partir de fevereiro de 2019 que ela começou a usar o twitter com muto mais frequência e de uma maneira mais pessoal. Antes ela usava unicamente para divulgar os seus shows e nunca era realmente ela quem postava as coisas. A primeira vez que ela retweetou alguma coisa, foi em junho do ano passado. Quanto mais fotos e aleatoriedades ela postar, é muito bom pra legião de fãs que ela tem.


22/04/2020: O mangá Senryuu Shoujo chegou ao seu fim. Junto com ele, uma entrevista com Kana Hanazawa e Masakuni Igarashi, autor do mangá: A entrevista foi muito divertida, com os convidados dando suas opiniões sobre o mangá e o anime. Além disso, essa entrevista confirmou algo que eu já desconfiava, que a Kana Hanazawa realmente foi escolhida pelo Igarashi-sensei pra essa personagem. Tenho quase certeza que não exatamente pro anime. Acontece que bem antes do anime ser sequer pensado em existir, ela já havia dublado a Nanako em alguns comerciais do mangá. Dado que são apenas comerciais e que é uma personagem que a voz é tão importante, me parece justo que o autor tenha tido a opinião dele. Isso realmente foi confirmado, mas surpreendentemente ele escolheu a voz dela depois de ter assistido Kotonoha no Niwa. Quero dizer, é normal que ele tenha ficado impressionado com a atuação dela no filme, mas é engraçado pensar que foi essa atuação que o levou a escolhê-la pra representar a Nanako. Isso provavelmente a deu alguma vantagem nas audições da personagem pro anime, mas é importante lembrar que é bem comum algum dublador dar a voz a algum personagem e depois não conseguir o mesmo personagem quando a obra deste é serializada em anime. Coincidentemente, isso nunca aconteceu com a Kana Hanazawa. Ah, também é comum que mangakás possam sugerir vozes para os seus personagens. Se o anime for produzido por bom estúdio, no mínimo o dublador sugerido será convocado para as audições. Um exemplo disso, é a Chiwa Saito, que é amiga da Amano Kozue-sensei (autora de Aria) e dubla personagem tanto em Aria quanto em Amanchu!. Link da entrevista (em japonês, mas a tradução automática até que funciona bem pra esse artigo).
Imagem oficial da entrevista:


23/04/2020: Saiu o comunicado oficial de que enquanto o Japão estiver em quarentena, o programa de rádio “Hitori Dekiru Kana?” apresentado por Kana Hanazawa, passará a ser quinzenal: Antes semanal e transmitido às quintas feiras entre 23:30 e 24:00, o programa agorá será exibido a cada 15 dias, o horário e o dia da semana serão os mesmos. Além disso, já à partir da próxima edição, o programa será gravado remotamente direto da casa dela. Link do comunicado.


23/04/2020: Mais uma vez, graças ao Tik Tok, a música sweet parade vira hit novamente: A música cantada por Kana, foi a ending do episódio 6 do anime Inu x Boku SS. A música foi um dos anisongs mais tocados de 2012, ano que o anime estreou. Ficou muito bem posicionada tanto no ranking da Billboard quanto no da Orikon. No dia 24 último, a Billboard JAPAN divulgou os posts mais populares do Tik Tok entre 13 e 19 de abril de 2020, e o anisong de Kana ficou com a primeira posição com uma dancinha do usuário Kyary Pamyu Pamyu. Link com o tik tok.
 Também foi o Tik Tok que fez com que Kana Hanazawa se tornasse extremamente popular na China. Suas músicas sweet parade e Ren’ai Circulation ficaram muito populares depois de muitos usuários postarem vídeos dançando alguma das duas músicas. Em 2019 ela fez diversos shows na China e até tocou no maior festival de fim de ano do país.


24/04/2020: Saem os primeiros vídeos de divulgação da peça Maybe Happy Ending, onde Kana Hanazawa interpretará a Claire, uma robô: Essa é uma adaptação de uma peça teatral norte-coreana extremamente aclamada e premiada. A peça estreará dia 11/08/2020. Foi feito um vídeo para cada um dos atores. No vídeo dela, Kana Hanazawa fala sobre suas expectativas da peça. Essa é sua segunda peça de teatro. A primeira foi o musical Zerotopia. Segue abaixo o vídeo:

Cartaz da peça Maybe Happy Ending.


  Bem, essa foi a notícia que fechou o mês. Eu sei eu deveria ter o link da live de Major 2nd, mas infelizmente eu só tive a ideia pra esse post no dia 28/04/2020. O do próximo mês já será mais bem organizado, prometo. Até lá!

P.S. 1: Tive que diminuir o tamanho de algumas imagens, além de emendar outras. Isso tem que ser feito em prol do post ter um tamanho mais legível. Então, todas as imagens usadas nesse post, você pode encontrar nesse link, com o tamanho e qualidade originais. E ainda adicionei algumas imagens extras.
P.S. 2: Esse texto foi originalmente escrito em no dia 01/05/2020, na minha tentativa de fazer esse blog pelo Wordpress. A plataforma até tem muitas vantagens em relação ao Blogspot, mas perde no mais fundamental. Depois de passar muito estresse com o Wordpress, migrei definitivamente pra cá.



Texto escrito por: Maviael Nascimento, aquele que adora ser fã.

Siga o blog no Twitter: @animelancolia 

Comentários

Postagens mais visitadas